Assembleia de Deus OnlineBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswyBESbswy
– III (final) A Evolução da Arquitetura da Igreja ———————Depois da era Constantino os edifícios das igrejas passaram por várias etapas diferentes. (É demasiado complicado detalhá-las aqui). Para citar um pesquisador: “As mudanças da arquitetura eclesiástica são mais resultado de uma mutação do que de uma contínua linha de evolução”. Estas mutações não contribuíram muito para alterar as características arquitetônicas dominantes que criaram o clero monopolizador e a congregação inerte. ——————————————————– Examinando rapidamente a arquitetura eclesiástica vemos que após Constantino, a arquitetura cristã passou da fase basilical para a fase bizantina. As igrejas bizantinas tinham grandes cúpulas centrais além de ícones e mosaicos decorativos. Depois da arquitetura bizantina veio a Românica. Os edifícios românicos se caracterizavam por uma elevação de três plantas, com gigantescas colunas sustentando arcos redondos e um interior colorido. Este estilo surgiu pouco depois de Carlos Magno ser proclamado Imperador do Santo Império Romano em 25 de dezembro de 800 d.C.
Após o período românico veio a era gótica no século XII. A arquitetura gótica foi marcada por catedrais com abóbadas, arcos e pilastras pendentes. O termo “catedral” se deriva de cátedra. Catedral é o edifício que contem a cátedra, a cadeira do Bispo. Catedral é a igreja que contém o “trono” do Bispo!
Os vitrais foram introduzidos nas igrejas no século VI por Gregório de Tours (538-593 d.C.) Os vitrais foram colocados nas estreitas janelas das igrejas românicas. Suger (1081-1151 d.C.), abade de São Denis, ampliou o uso dos vitrais coloridos. Ele adornou os vitrais com pinturas sagradas. Ele foi o primeiro a usar vitrais coloridos nas janelas dos edifícios da igreja. Ele os colocou em suas catedrais góticas.
Grandes painéis de vitrais coloridos preencheram as paredes das igrejas góticas emitindo uma forte luz de diferentes cores. Também havia cores escuras e bonitas, criando um efeito de uma nova Jerusalém. Os vitrais dos séculos XII e XIII raramente foram superados em beleza e qualidade. Com suas cores deslumbrantes, os vitrais criaram um sentido expressivo de majestade e esplendor. Provocaram sentimentos associados à adoração de um Deus poderoso e intimidatório.
Como no caso das basílicas de Constantino, a raiz da catedral gótica foi completamente pagã. Os arquitetos góticos dependeram muito dos ensinos do filósofo grego Platão. Este filósofo ensinou que o som, a cor e a luz possuíam significados elevados e místicos. Que podem induzir humores e transportar as pessoas ao “Bem Eterno”. Os artistas góticos se inspiraram nos ensinamentos de Platão e os estabeleceram para serem respeitados. Criaram sistemas de luz assombrosos e inspiradores para dar um irresistível sentido de esplendor e de adoração.
A cor é um dos mais poderosos fatores emotivos disponíveis. Vitrais góticos foram utilizados com destreza para criar um sentido místico e transcendente. Inspirada na grandiosidade das estátuas e torres do antigo Egito, a arquitetura gótica buscou uma nova captura do sentido do sublime pelo tamanho exagerado.
Sobre a estrutura gótica foi dito que “o edifício inteiro parece preso a terra em pleno vôo… Eleva-se como uma exalação do solo… Nenhuma arquitetura espiritualiza, purifica e lança tanta proteção celeste ao material usado”. Era o definitivo símbolo do céu unido a terra.
Assim, pelo uso astuto da luz, da cor e da altura exagerada, a catedral gótica fomenta um sentimento místico, transcendente e assombroso. Todas estas características foram retiradas de Platão e passadas como cristãs.
Os edifícios eclesiásticos basilicais, românicos e góticos foram tentativas humanas de retratar o celestial e o espiritual. De uma maneira bem real o edifício da igreja ao longo da história reflete o incontrolável desejo humano de retratar o divino com mãos e olhos humanos. Isso demonstra que a comunidade cristã do século IV perdera o contato com aquelas realidades celestiais que não podem ser percebidas pelos sentidos, mas apenas experimentadas pelo espírito de Deus.
Pior que isso, a principal mensagem da arquitetura gótica é: “Deus é transcendente e inalcançável — resta-nos temer Sua majestade”. Mas tal majestade contradiz a mensagem do evangelho que diz que Deus é bem acessível. Tão acessível que fixou residência dentro de nós!
Espero que em 2013 seje um muita, paz, fé no que acreditamos, prosperidade, vencer muitos obstáculos e empecilhos que possamos encontrar e conhecer pessoas boas de coração, não sou muito adpto de ir a um templo, pois gosto interagir pela internet.
é comum iniciarmos um ano com bastante fervor.. ouvi um pessoa dizer: “seria bom que Jesus viesse no inicio do ano.. pois maioria das igrejas estão em campanhas espitiruais, os membros com novos compromissos de um ano melhor.. ja se Ele vier a partir do meado do ano, encontrará uma igreja desanimada..” Isso é fato. decidimos mudar, trabalhar mais, pregar mais o evangelho mas maioria de nos desanimamos no caminho. que esse novo ano seja realmente de mudanças, porem mudanças permanentes. que nosso animo seja sempre renovado.
assistii pela 1ª este culto e voltei ao início de minha caminhada! obrigada pela oportunidade de vos conhecer e peço orações por minha família que ainda não tiveram experiências com o Senhor!
Deus os abençoe grandemente!
– III (final) A Evolução da Arquitetura da Igreja ———————Depois da era Constantino os edifícios das igrejas passaram por várias etapas diferentes. (É demasiado complicado detalhá-las aqui). Para citar um pesquisador: “As mudanças da arquitetura eclesiástica são mais resultado de uma mutação do que de uma contínua linha de evolução”. Estas mutações não contribuíram muito para alterar as características arquitetônicas dominantes que criaram o clero monopolizador e a congregação inerte. ——————————————————– Examinando rapidamente a arquitetura eclesiástica vemos que após Constantino, a arquitetura cristã passou da fase basilical para a fase bizantina. As igrejas bizantinas tinham grandes cúpulas centrais além de ícones e mosaicos decorativos. Depois da arquitetura bizantina veio a Românica. Os edifícios românicos se caracterizavam por uma elevação de três plantas, com gigantescas colunas sustentando arcos redondos e um interior colorido. Este estilo surgiu pouco depois de Carlos Magno ser proclamado Imperador do Santo Império Romano em 25 de dezembro de 800 d.C.
Após o período românico veio a era gótica no século XII. A arquitetura gótica foi marcada por catedrais com abóbadas, arcos e pilastras pendentes. O termo “catedral” se deriva de cátedra. Catedral é o edifício que contem a cátedra, a cadeira do Bispo. Catedral é a igreja que contém o “trono” do Bispo!
Os vitrais foram introduzidos nas igrejas no século VI por Gregório de Tours (538-593 d.C.) Os vitrais foram colocados nas estreitas janelas das igrejas românicas. Suger (1081-1151 d.C.), abade de São Denis, ampliou o uso dos vitrais coloridos. Ele adornou os vitrais com pinturas sagradas. Ele foi o primeiro a usar vitrais coloridos nas janelas dos edifícios da igreja. Ele os colocou em suas catedrais góticas.
Grandes painéis de vitrais coloridos preencheram as paredes das igrejas góticas emitindo uma forte luz de diferentes cores. Também havia cores escuras e bonitas, criando um efeito de uma nova Jerusalém. Os vitrais dos séculos XII e XIII raramente foram superados em beleza e qualidade. Com suas cores deslumbrantes, os vitrais criaram um sentido expressivo de majestade e esplendor. Provocaram sentimentos associados à adoração de um Deus poderoso e intimidatório.
Como no caso das basílicas de Constantino, a raiz da catedral gótica foi completamente pagã. Os arquitetos góticos dependeram muito dos ensinos do filósofo grego Platão. Este filósofo ensinou que o som, a cor e a luz possuíam significados elevados e místicos. Que podem induzir humores e transportar as pessoas ao “Bem Eterno”. Os artistas góticos se inspiraram nos ensinamentos de Platão e os estabeleceram para serem respeitados. Criaram sistemas de luz assombrosos e inspiradores para dar um irresistível sentido de esplendor e de adoração.
A cor é um dos mais poderosos fatores emotivos disponíveis. Vitrais góticos foram utilizados com destreza para criar um sentido místico e transcendente. Inspirada na grandiosidade das estátuas e torres do antigo Egito, a arquitetura gótica buscou uma nova captura do sentido do sublime pelo tamanho exagerado.
Sobre a estrutura gótica foi dito que “o edifício inteiro parece preso a terra em pleno vôo… Eleva-se como uma exalação do solo… Nenhuma arquitetura espiritualiza, purifica e lança tanta proteção celeste ao material usado”. Era o definitivo símbolo do céu unido a terra.
Assim, pelo uso astuto da luz, da cor e da altura exagerada, a catedral gótica fomenta um sentimento místico, transcendente e assombroso. Todas estas características foram retiradas de Platão e passadas como cristãs.
Os edifícios eclesiásticos basilicais, românicos e góticos foram tentativas humanas de retratar o celestial e o espiritual. De uma maneira bem real o edifício da igreja ao longo da história reflete o incontrolável desejo humano de retratar o divino com mãos e olhos humanos. Isso demonstra que a comunidade cristã do século IV perdera o contato com aquelas realidades celestiais que não podem ser percebidas pelos sentidos, mas apenas experimentadas pelo espírito de Deus.
Pior que isso, a principal mensagem da arquitetura gótica é: “Deus é transcendente e inalcançável — resta-nos temer Sua majestade”. Mas tal majestade contradiz a mensagem do evangelho que diz que Deus é bem acessível. Tão acessível que fixou residência dentro de nós!
Tremendo culto adoreiiiiiiii vces sao uma BENCAO
Espero que em 2013 seje um muita, paz, fé no que acreditamos, prosperidade, vencer muitos obstáculos e empecilhos que possamos encontrar e conhecer pessoas boas de coração, não sou muito adpto de ir a um templo, pois gosto interagir pela internet.
é comum iniciarmos um ano com bastante fervor.. ouvi um pessoa dizer: “seria bom que Jesus viesse no inicio do ano.. pois maioria das igrejas estão em campanhas espitiruais, os membros com novos compromissos de um ano melhor.. ja se Ele vier a partir do meado do ano, encontrará uma igreja desanimada..” Isso é fato. decidimos mudar, trabalhar mais, pregar mais o evangelho mas maioria de nos desanimamos no caminho. que esse novo ano seja realmente de mudanças, porem mudanças permanentes. que nosso animo seja sempre renovado.
assistii pela 1ª este culto e voltei ao início de minha caminhada! obrigada pela oportunidade de vos conhecer e peço orações por minha família que ainda não tiveram experiências com o Senhor!
Deus os abençoe grandemente!