2018 – OBJETIVO: ALMAS. Uma paixão por almas
Pr. Flauzilino Araújo dos Santos
Temos tido o privilégio de ter anos temáticos, de conformidade com uma palavra revelada pelo Espírito Santo para que durante o ano essa palavra seja uma espécie de âncora ou de bandeira para todos os seus 365 dias.
Encerramos 2017, ano em que nós tivemos como bandeira o tema 2017: O Ano da Esperança. Acredito que muitos tiveram a experiência de ter a sua esperança renovada ao longo deste ano diante de situações em que parecia não haver mais esperança. Porém, o Senhor que cria todas as todas pelo poder da Sua Palavra, fez surgir uma nova esperança, de onde não havia mais esperança, e o nome do Senhor Jesus foi glorificado.
O suporte bíblico para o tema de 2018 é o texto de Mateus 9:36-38: Ao ver as multidões, Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas, pois estavam aflitas e desamparadas como ovelhas que não têm pastor. Então falou aos seus discípulos: “De fato a colheita é abundante, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, orai ao SENHOR da seara e pedi que Ele mande mais trabalhadores para a sua colheita”.
Este é o nosso tema: “2018: Objetivo: Almas – Uma paixão por almas”. É um tema coletivo, porque é para a igreja; mas, é, grandemente, um tema individual.
"A vontade de Deus é que todos tenhamos essa experiência maravilhosa, incomparável e insuperável que é ganhar almas para Cristo.
Sabemos que cada um de nós foi chamado por Cristo para um grande objetivo de vida; e esse grande objeto de vida é ganhar almas, trasladando-as da escravidão do pecado e da tolice para a justiça e a sabedoria de Deus.
Não há chamado maior, objetivo ou propósito maior de vida do que salvar almas da perdição eterna e levá-las para a salvação eterna.
Se você quer realizar algo que agrada o coração de Deus, e que perdure para a eternidade, e do qual virá a maior recompensa da parte de Deus, entre nesse negócio de ganhar almas para o reino de Deus. A palavra do Senhor nos diz em Provérbios 11:30 “... o que ganha almas sábio é.”
Todos os que conduzem outros para a justiça de Deus são pessoas altamente consideradas no céu.
Há uma profecia de Daniel muito impressionante a respeito daqueles que nasceriam no tempo do Novo Testamento e que serviriam a Deus nesse grande negócio de ganhar almas:
Daniel 12:3 Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.
Há outra profecia no Salmo 102 que fala a respeito de um povo que ainda seria criado. E esse povo que seria criado louvaria ao Senhor e proclamaria na terra que o Senhor ouve os gemidos dos prisioneiros e liberta aqueles que estavam condenados à morte.
Salmos 102:18-20 Escreva-se isto para as futuras gerações, e um povo que ainda será criado louvará o Senhor, proclamando: "Do seu santuário nas alturas o Senhor olhou; dos céus observou a terra, para ouvir os gemidos dos prisioneiros e libertar os condenados à morte".
Nós somos o povo do Novo Testamento referido na profecia de Daniel e, também, o povo que ainda que seria criado, referido no Salmo 102. Nossa tarefa é dizer que o Senhor ouve os gemidos dos prisioneiros e que Ele liberta aqueles que estão condenados à morte.
Assim como no tempo de Jesus, ainda hoje há multidões de pessoas que estão aflitas e desamparadas porque os seus problemas são maiores do que elas podem suportar. São pessoas que não sabem o que fazer, nem para onde ir, não têm onde buscar socorro, de maneira que estão vagando como ovelhas que não têm pastor; desamparadas.
Davi expressou esse sentimento de desamparo no Salmo 142:4. Apesar de ser um homem segundo o coração de Deus, um homem ungido por Deus, e um homem de posição de grande importância perante todos, ele estava sendo atacado; e aquele ataque era tão cruel que ele não via onde poderia se esconder. Para piorar, Davi tinha a sensação de não ter amigos. Porém, acima da sua integridade física estava a situação de sua alma, que se deteriorava, porque diante daquele quadro negativo ele não viu ninguém que se importasse com a sua alma. Então Davi diz no Salmo 142:4 Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém se preocupou com a minha alma.
Há milhões de pessoas com o sentimento de que ninguém se importa com elas.
Neste exato momento há milhões de pessoas com o sentimento de que ninguém se importa com elas. Assim como Davi se sentiu, são pessoas que sentem estar no fundo do poço; sozinhas.
Todavia, destacamos uma diferença marcante: Davi conhecia o Deus de Israel, e nesse próprio salmo 142 ele levanta a sua voz para clamar ao Senhor em alta voz. Ele diz no versículo 2: Salmo 142:2 (BV) Abro o meu coração e conto a Ele tudo que me deixa triste e preocupado.
Todos aqueles que conhecem a Deus passam pelo vale da sombra da morte, afirmando: Tu estás comigo! Realmente, “este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será o nosso guia até a morte” (Salmo 48:14).
No entanto, há pessoas que vivem neste mundo sem Deus, sem paz e sem salvação; são pessoas que passam sozinhas as suas crises e suas horas de tristezas. É assim, primeiro, porque elas não sabem falar com Deus e abrir o coração sobre as coisas que lhes deixam tristes e deprimidas. Há pessoas que conhecem apenas um Deus cultural, histórico, teórico e religioso; ainda não aprenderam a falar com Deus, o Pai. Em segundo lugar, entram sozinhas no vale da sombra da morte porque não há ninguém que interceda por elas; não há ninguém que se disponha a orar por elas, e a dizer-lhes uma palavra da parte de Deus, ou compartilhar com elas um testemunho cristão que venha animá-las para conhecer a Jesus.
É preciso que alguém tome a iniciativa e que se levante e que vá até elas e que diga: Meu amigo (ou minha amiga) não tenha medo; a noite está escura para você; aqueles que podiam lhe ajudar, recuaram, todavia, eu quero lhe apresentar Jesus. Ele quer, Ele pode, e Ele vai ajudar você!
Coloque a sua confiança em Jesus; Ele não vai decepcionar você. Jesus disse em Mateus 28:20 “... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Você jamais estará sozinho porque Ele vai com você até as últimas consequências. E, a partir do momento em que você colocar a sua confiança nele vai poder dizer como Davi no Salmo 23:4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo; a tua vara o teu cajado me protegem.
O vale da sombra da morte é um lugar muito frequentado.
Todos sabemos que o vale da sombra da morte é um lugar muito frequentado. Há muitas pessoas que estão no vale da sombra da morte. São pessoas que estão passando por fases críticas da vida, e que não veem uma saída, e que não veem uma luz no fim do túnel. Enquanto tudo isso está acontecendo, nós temos a palavra da esperança como, por exemplo, a do Salmo 23:3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
O refrigério aqui é muito mais do que um toque divino sobre a mente, as emoções e a vontade para restaurar o seu equilíbrio emocional. É muito mais do que tirar a pessoa do fundo do poço. Aqui há uma promessa complexa e tridimensional. Primeiro, em seu aspecto tridimensional de um recomeço de vida física, psicológica e espiritual. E segundo, de uma promessa de ser guiado pelos caminhos da justiça.
E tudo isso é realizado por amor do seu nome. Jesus é o nome que está acima de todos os nomes e que faz as coisas acontecerem. Não é pela nossa própria santidade, ou por merecimento pelo que fizemos, mas, tudo isso é realizado, exclusivamente, por amor do seu nome.
As pessoas precisam saber que há esperança. Elas precisam de você!
As pessoas precisam saber disso. Elas precisam saber que nem tudo está perdido; elas precisam saber que podem ser tiradas do atoleiro e colocadas sobre a rocha firme. As pessoas precisam ouvir a respeito do poder do Evangelho, porque a Bíblia diz que se e quando elas ouvirem, crerão no poder do Evangelho.
Romanos 10:14 ... E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
O Evangelho é a boa notícia e ao ouvir a boa notícia as pessoas crerão no Evangelho; e ao crerem serão transformadas pelo poder da boa notícia. Nós somos os detentores da boa notícia, como explícito em Romanos 10:8 Mas o que ela diz? "A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração", isto é, a palavra da fé que estamos proclamando.
A palavra está bem dentro de cada um de nós. A palavra está em sua boca e em seu coração. E por isso cada um de nós pode transmitir a Palavra.
No entanto, nós precisamos fazer uma ressalva: Infelizmente, há muitos cristãos que são salvos, que estão livres do inferno, que, literalmente, já estão com um pé quase na porta do paraíso, porém, apesar de todas essas credenciais remanescem na categoria daqueles (e daquelas) que não se preocupam com as almas dos perdidos.
Eu acredito que ninguém pode negar que nesse modo de sentir há um absoluto contraste com o sentimento do Senhor Jesus Cristo; são duas posições diametralmente opostas, quando a Palavra nos diz em Filipenses 2:5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus.
Vejamos algumas provas da atitude de Cristo Jesus em relação a sua paixão pelas almas. Em primeiro lugar:
1º - Foi a Sua paixão pelas almas que o trouxe do céu para a terra.
Filipenses 2:5-8 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
2º - Foi a sua paixão pelas almas que motivou toda a sua atividade de entregar-se a si mesmo.
Lucas 19:10 Porquanto o Filho do homem veio para buscar e salvar o que estava perdido.
Marcos 10:45 Porquanto, nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
3º - Foi a sua paixão pelas almas que o impulsionou a enfrentar uma cruz, onde Ele deu Sua vida para salvar pecadores perdidos.
Romanos 5:8 Porém, Deus comprova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido em nosso benefício quando ainda andávamos no pecado.
No texto que lemos no Evangelho o Senhor Jesus olhou para as multidões que se reuniram em torno dele por causa dos milagres e, ao olhar, ele viu pessoas indefesas, sem esperança, fracas e feridas na alma.
Jesus viu, Jesus percebeu, Jesus discerniu por seus sentidos espirituais que as pessoas estavam aflitas e desamparadas, e Jesus moveu-se com compaixão.
A Bíblia diz que Satanás sabendo que pouco tempo lhe resta está esmagando a humanidade com drogas, ruína financeira, desentendimentos pessoais. O plano dele é deixar você no lixo da sociedade.
E as pessoas vagam pelas ruas das cidades ou pela Internet sem orientação, sem proteção, sem conforto, e sem repouso. Vagam como ovelhas que não têm pastor e vão além de onde deveriam ter ido,
Passemos alguns minutos hoje a olhar para esta passagem, pois consideramos o pensamento “2018: Objetivo – Almas. Uma paixão por almas".
Por fim, Jesus coloca três responsabilidades nos ombros de Seu povo:
1ª - VISUALIZAR
É reconhecer que nem todos são salvos e que milhões de pessoas estão à beira da eterna condenação. Nós também precisamos olhar os campos que estão prontos para serem colhidos e que a colheita está apenas esperando para ser recolhida. É realidade que nunca colheremos até que entremos no campo. Marcos 16:15 E disse-lhes (Jesus): "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
2ª - ORAR
Jesus disse em Mateus 9:38 "Por isso, orai ao SENHOR da seara e pedi que Ele mande mais trabalhadores para a sua colheita”.
Há um chamado para sobrecarregar-se com a situação dos perdidos. Deus diz em Ezequiel 22:30 "Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nem um só".
É tempo de atacar o inferno orando constantemente em nome de Jesus para que o máximo de pessoas que pudermos, evitemos delas irem para lá.
3ª - EVANGELIZAR
Não basta ver a necessidade, nem é suficiente para orar pelos perdidos e se preocupar com suas almas, e apenas pedir que o Senhor envie trabalhadores para a sua colheita. É preciso ir.
A realidade é que nós somos os trabalhadores da última hora; somos aqueles e aquelas que Jesus está enviando para que façamos o trabalho de um evangelista, em resposta às muitas orações que chegaram para que fossem enviados trabalhadores para a seara.
O que você está fazendo para manter pessoas fora do inferno?
Se durante toda a sua vida você puder alcançar uma pessoa para Deus já terá alterado a história da humanidade.
Talvez você tenha em seu coração o nome de um amigo, um parente, um vizinho, um colega de trabalho, um colega de escola, de um professor que necessita de Jesus. Entre em ação imediatamente; fale com ele: [1º] porque o tempo é curto; [2º] porque os trabalhadores são poucos; [3º] porque a colheita é urgente; [4º] porque a colheita é abundante; e [5º] porque você está convocado pelo Senhor da seara para esta tarefa.
Você está fazendo sua parte? Quer juntar-se a nós na tarefa de levar o Evangelho até os confins da terra?
Para apoiar financeiramente a Assembleia de Deus Online faça a sua contribuição em www.assembleia.org.br/donativos
Nota para o leitor: Se você foi abençoado com esta mensagem ficaremos honrados em receber um e-mail seu simplesmente afirmando em que localidade você está, para que possamos agradecer ao Deus Todo-Poderoso pelo alcance deste Ministério, que se propõe levar a Palavra de Deus até os confins da terra. Não precisamos de nenhuma outra informação. No entanto, sinta-se à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Muito obrigado. Flauzilino Araújo dos Santos, Campinas (SP), Brasil.
Não hesite em falar comigo no E-mail: flauzilino@assembleia.org.br
Realmente, como “estamos dormindo”, em relação as almas…
Bem, querido Lucas. Fiquemos com a recomendação de Romanos 13:11 E isto digo conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. Junte-se a Assembleia de Deus Online nesta tarefa de levar a palavra de Deus até os confins da terra. Deus o abençoe e muito obrigado por sua participação. Abraço fraternal.
Não adianta sermos salvos e deixarmos milhares de outras pessoas para trás. Precisamos estar engajados na obra de Cristo Jesus procurando trazer almas para o Reino. Essa batalha espiritual contra as trevas é de nossa responsabilidade.
Deus abençoe todos os colaboradores desta progeto paz do senhor Jesus.
A paz do Senhor Jesus Cristo Amém.
Eu gostei muito do conteúdo e conselhos , ensibilizações as Igrejas para alcançaram ALMAS para o REINO DE DEUS.
Peço por favor em ultilizar essa referências deixadas pelo SENHOR em sua permissão em objetivo em da obra de Deus obrigado.
Meu Deus …Tenho muito desejo de Evangelizar e sempre que vou começar algo me intimida para não fazer.Peço oração ao meu favor.