Trata-se de um novo conceito de Deus que vem causando polêmica e acirrado debate teológico acerca dos atributos divinos como Onisciência, Onipotência, Onipresença e Soberania. Tendo origem na Teologia do Processo na década de 30, seus primeiros defensores foram Charles Hartshorne, Alfred North Whitehead e John Jacob. Contudo a expressão teísmo aberto foi usada pela primeira vez por Richard Rice, escritor adventista, em seu livro “A Abertura de Deus: A Relação entre a Presciência Divina e o Livre-arbítrio”. Apesar de Jonh MacArthur fazer referência a Robert Brow, a maioria concorda que quem cunhou o termo Teísmo Aberto foi Clark Pinnock em sua obra: “Deus limita Seu Conhecimento” em 1986. Ao lado de Pinnock, Jonh Sanders também teria sido um divulgador dessa doutrina.
Ensina a doutrina em questão que Deus é Todo-Poderoso e conhece todas as coisas, mas não conhece as coisas que ainda não aconteceram. Pelo fato de não terem acontecido (ainda) elas não estariam na presença de Deus. Ou seja, Deus não sabe ainda, pois devido ao livre-arbítrio que concedeu ao homem, não sabe que decisão o homem vai tomar. Assim, Deus conhece o futuro, mas não todo. Deus está no controle, mas não interfere na vontade do homem. Isso, afirmam eles, faz com que Ele seja Soberano, pois mesmo não sabendo o que os homens irão fazer, tem o controle em Suas mãos. Desse modo, Deus abriria mão de conhecer o futuro devido à liberdade de escolha que deu ao ser humano, logo, Deus se esvaziaria de sua soberania, diminuiria em onisciência, onipotência e onipresença. Richard Rice, citado por Pinnock, teria escrito que Deus tem certa noção do que alguém vai fazer na sexta-feira próxima, mas não tem a exata certeza, porque a pessoa ainda não fez. Tem um exemplo intrigante da pizza: Deus sabe que domingo depois do culto, você vai comer uma pizza com sua família, mas não sabe o sabor, porque você e sua família só vão decidir (o sabor) no domingo após o culto.
Outro problema do Teísmo Aberto é a visão que têm de que Deus não intervém na História, posto que a história se descarrilhou, como um trem que saiu dos trilhos, e que tudo que está aí não tem o aval de Deus, sendo as decisões humanas ou os homens os únicos responsáveis.
No Brasil os maiores defensores da chamada abertura do teísmo são, Ricardo Gondim Rodrigues, pastor da Assembléia de Deus Betesda, Ed René Kivitz, pastor da Igreja Batista e o escritor Paulo Brabo. Embora em seus escritos afirmem que Deus seja Onisciente, Onipotente, Onipresente e Soberano, e não confessem serem defensores da abertura do teísmo, preferindo seguir os caminhos da Teologia Relacional, seus escritos os denunciam como doutrinadores da heresia em questão.
A Doutrina Ortodoxa ensina que: 1) Deus é Onisciente: conhece todas as coisas: passado, presente e futuro (quanto ao homem, Davi diz no Salmo 139 que Deus escrevia seus dias um a um antes mesmo de existirem e “antes que a palavra saísse à boca”, Deus já a conhecia toda); 2) Deus é Onipotente: tem poder para fazer todas as coisas; 3) Deus é Onipresente: está presente em todos os lugares; e 4) Deus é Soberano: faz tudo o que Lhe apraz.
E você o que acha do Teísmo Aberto? É Doutrina Bíblica ou Heresia Moderna?
Fonte: FAESP - Faculdade Evangélica de São Paulo
(Resumo Extraído da Apostila Elaborada por Pastor Guedes).
Não podemos esquecer que DEUS sabe o que é melhor para nós. Deus conhece o passado, o presente e o futuro. “Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a DEUS, daqueles que são chamados pelo seu decreto” (Rm8.28). Deus prevê sem intervir. Às vezes, pode indagar: ” Sendo DEUSconhecedor do todas as coisas, não poderia ter evitada que isto acontecesse?” DEUS é o iniciente. Seu conhecimento é perfeito. Ele conhece todas as coisas. Mas, na sua presciência, algumas vezes Ele prevê sem intervir. Muitas coisas que acontecem são de responsabilidade do próprio homem. Deus lhe deu livre arbrítio. Precisamos compreender que os pensamentos de DEUS e os seus caminhos são superiores aos nossos: “PORQUE OS MEUS PENSAMENTOS NÃO SÃO VOSSOS PENSAMENTOS, NEM OS VOSSOS CAMINHOS OS MEUS CAMINHOS, DIZ O SENHOR (Is 55.8)”.
Prezado Antoniel, a Paz do Senhor!
Gostaria de aproveitar seu comentário para salientar mais um aspecto do Teísmo Aberto que não detalhei no artigo, que é a questão da Soberania de Deus. Dizem os defensores da chamada “abertura de Deus”, que o Senhor teria aberto mão de Sua Soberania em favor do livre-arbítrio do homem e, por isso, não pode impedir as catástrofes, por exemplo. Deus teria interesse em evitar o sofrimento humano no que diz respeito a esses acidentes naturais, porém, uma vez que abriu de mão desse Seu atributo, não pode fazer nada. Para eles, como a essência de Deus é Amor, a Divindade teria diminuído em Onipotência, Onisciência, Onipresença e Soberania, para “crescer” em Amor. Ou seja há uma ênfase exagerada no Amor em detrimento dos demais atributos, quando entendemos que Deus é perfeito e perfeitamente amorável e justo ao mesmo tempo, Todo-poderoso, Onisciente, onipresente e Soberano igualmente, não havendo aumento em um atributo para diminuição de outro.
Deus abençoe e a todos!
Pr. Guedes
É justamente por causa desse besteirol todo que,
eu não acredito……..que deus não exista.
Eu tenho certeza…….ele não existe!
E graças a deus………que ele não existe.
Quando eu falo sobre deus, eu não falo do Deus que voce entende como deus.
Tanto faz se o “d” é maiúsculo ou minúsculo, porque nomes próprios,
só deveriam ser dados a entidades e criaturas físicas.
O que não é o caso de deus.
A partir do momento que você pensa que “deus” está no céu, ou que se preocupa com o que você faz ou deixa de fazer, você está confessando que nunca teve uma experiência com “deus”.
Apenas acredita nas fábulas e lendas das escrituras sagradas, que interpretou equivocadamente as mitologias, que entendeu errado, ou nem entendeu as metáforas.
Esse teismo aberto é tão ridiculo que eu não posso acreditar!!!
Eu… por exemplo… devo ser deus tambem! porque eu sei que em breve vc vai comprar uma cueca nova, todos nós comemos pizza e compramos cuecas, portanto eu sei que vc vai comprar uma cueca, mas não posso saber a marca e nem a cor, porque vc vai decidir isso só no momento da compra, geralmente com sua querida esposa.
Esse deus que esse tal de “teismo aberto” esta apresentando, me fazem lembrar de um comercial antigo da tv, que dizia, que existem varias maneiras de se preparar neston, invente a sua!
Esse deus neston, é o deus que eles querem que vc engula, mas eu odeio neston!!!
Existem várias maneiras de se representar Deus.
Alguns o representam como o Deus mecânico,
que intervém no mundo para modificar as leis da natureza e o curso dos acontecimentos.
Querem coloca-lo a seu serviço, por meio de fórmulas mágicas.
É o Deus de certos primitivos, antigos ou modernos.
Outros o representam como o Deus jurídico, legislador e agente policial da moralidade,
que impõe o medo.
Outros, como o Deus interior, que dirige por dentro todas as coisas,
e que se revela aos homens no íntimo da consciência.”
Mas a palavra “deus” não é Deus. A palavra “amor” não é amor. A palavra “fogo” não é fogo.
Por isso, não se apegue muito às palavras, elas são símbolos indicativos.
Nós usamos a linguagem, e ficamos tão obcecados por ela, que esquecemos de que ela não é a realidade.
Na verdade, temos que colocar a linguagem de lado para ver a realidade.
Ouvi contar…que no começo da segunda guerra mundial
um oficial nazista dividiu um trem lotado com um judeu e sua família.
Depois de ignorá-los por um tempo disse:
-Vocês judeus se acham muito espertos, de onde vcs acham que vem essa suposta inteligência?
Ela vem de nossa dieta, disse o judeu… nós comemos muitas cabeças de peixe cru!
E abrindo sua sexta disse…E é hora do almoço pessoal!!!
E começou a dar cabeças de peixe cru a esposa e aos filhos.
O nazista interessado disse,
-Espera um pouco judeu! Eu também quero algumas!
Tudo bem disse o judeu, eu lhe venderei seis por 25 dólares,
o nazista aceitou e começou a mastigar.
O nazista já estava na quarta cabeça quase vomitando
quando perguntou ao judeu,
– 25 dólares não é muito dinheiro por seis cabeças de peixe que normalmente são jogadas no lixo?
Você viuuuuuuuu? Disse o judeu, como já esta funcionando?
Abraço a todos!
Se não acredita em Deus, o que está fazendo em um site evangélico?
EU PENSO QUE ESSA TEORIA SÓ SERÁ ACEITA E ACREDITADA POR PESSOAS QUE NÃO CONHECEM UM DEUS VIVO ,QUE É JESUS
NÃO VEJO PERIGO NESSAS PALAVRAS ,SOMENTESE FARIA PARA AQUELAS PESSOAS QUE NUNCA TIVERAM UMA RELAÇÃO INTÍMA COM DEUS
PORQUE DEUS SABE DA NOSSAS PALVRAS E DOS NOSSOS PENSAMNETOS MESMO ANTES DE NÓS FALAR OU PENSAR
A UNIÃO FAZ A FORÇA ,E COM A UNIÃO DOS IRMÃO EM CRISTO JESUS ,NADA PODERÁ DERRUBAR A VERDADE ,QUE DEUS É SOBERANO EM TUDO ,COM TUDO ,NO TUDO EQUANDO TUDO
PAZ DO SENHOR IRMÃOS
Esqueci de dizer,
que este conceito novo sobre deus que esta causando polemicas e debates,
o tal de “teismo aberto”, é tão infantil, e primitivo quanto qualquer outro conceito que os teologos criaram ao longo de tantos seculos a respeito de deus.
O problema todo dessas controversias esta na palavra “Deus”
A palavra Deus foi contaminada ao longo do tempo por tantas igrejas e religiões.
No momento em que usamos a palavra “Deus” as controvérsias aparecem.
Os teologos continuam dando voltas em círculos, eles nunca levam você a lugar algum.
É por causa do lamaçal da teologia e suas confusões que as pessoas estão impedidas de conhecer aquilo que lhes é direito conhecer.
Você não perde Deus por causa de seus pecados, mas sim devido ao que você chama de conhecimento.
Mas há algo que conseguiu sobreviver a toda essa contaminação teológica.
e continua puro e limpo ate os dias de hoje.
João disse: Deus é amor! Eu prefiro dizer: Amor é Deus!
Use a palavra “amor” e voce pode jogar fora todas essas bobagens:
teísmo aberto, teísmo fechado, teísmo encostado, ateísmo,
e todo tipo de ísmos e argumentos desnecessários.
Amor é a palavra dos verdadeiros cristãos, Deus é a palavra dos teólogos.
O conhecimento é superficial.
você pode falar muito de Deus, e não saber nada sobre Deus.
você pode falar muito de amor, porque você já leo tudo sobre amor,
e mesmo assim não saber amar.
Um cego pode explicar toda a fisica da luz, usando o conhecimento,
mas ele continua sendo um cego.
Todos os teólogos e estudiosos carregam muito conhecimento,
parecem sabios, mas não são!
conhecimento é informação, sabedoria é transformação.
Saber a respeito de Deus, não é conhecer Deus, como pode o ‘a respeito de’ ser aquilo.
A respeito, a respeito… eles andam em círculos.
Quanto mais você se torna esperto, calculista, a respeito do “a respeito’,
mais perdido voce fica.
Teologia significa teorias sobre Deus, mas Deus não esta na cabeça,
e não pode haver nenhuma teoria sobre Deus. Os teologos estão inconscientes de Deus,
do contrário não seriam teólogos, e não criariam tantas teorias a respeito de Deus. Não é uma questão de saber a respeito de Deus, é simplesmente uma questão de conhecê-lo, estar consciente. Não é uma questão de se pensar a respeito dele, mas de estar centrado nele, num silencio tão grande e profundo,
que qualquer coisa que digam a respeito dele, signifique pra vc apenas barulho,
e nada mais alem disso.
Um G,Abrço à todos!
O pior de tudo é que se um pregador de “nome”(renome) estiver infectado com esse vírus,se posso chamar assim a cegueira causada pelo deus desse século,propagar essa idéia,muitos crentes discipulos de fulanos e beltraanos logo vão estar achando mesmo que Deus é limitado e impotente.
Deus sabe tanto os que irão comprar as pizzas, como também sabe quem as irá servir.
Concordo com os irmãos Kledson e Josely.
Inclusive quero dizer que Deus não apenas sabe o sabor, sem interferir na minha escolha, como também sabe se a pizza me fará bem ou não. O que eles não conseguem compreender é que Deus respeita o livre-arbítrio do homem e continua sabendo de todas as coisas passadas, presentes e futuras. Também continua podendo tudo e sendo soberano.
Abraço a todos.
Deus abençoe a todos!
Acredito que no Deus que tudo sabe e tudo vê, congrego em uma das igrejas citadas e não tenho visto esse teísmo aberto sendo empregado nos cultos, creio que firmado na palavra de Deus estamos livres de certas coisas que tem surgido. É certo que homens tem os seus pensamentos, suas opniões, mais o que prevalece é a palavra do Senhor, pois passarão o céus e a terra, mais minhas palavras não passarão.
Jeova, sabe do passado e do futuro como mostra em “Jo Cap 21 vs 18”. Deus, sabe tanto do futuro que avisou que existiria esse tipo de “PENSAMENTO”.
“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (IICoríntios 11:3)
Assembleia de Deus Shalom-DF
Muito bom o comentario do Rani…gostei da ultima frase,
“E SE AFASTEM DA SIMPLICIDADE QUE HA EM CRISTO”
E é justamente isso que alguns sacerdotes e teologos tem feito no decorrer dos seculos,
afastar-se da simplicidade do Cristo.
E aqui vai o Significado de,
Simplicidade:
Qualidade daquilo que é simples, que não é composto.
simplicidade dos elementos.
Ausência de complicação, simplicidade de raciocínio.
Naturalidade, desafetação.
Falar e escrever com simplicidade.
Ingenuidade, candura, pureza, sinceridade,
Confessar amor com toda simplicidade,
Falta de luxo, de pompa, de sofisticação.
Se Jesus voltasse hoje ele diria aos teologos e sacerdotes de plantão:
O que vcs estão fazendo com tantos conceitos e teorias a meu respeito e do meu pai?
Que negocio é esse agora de “TEISMO ABERTO” e bla-bla-bla…e bla-bla-bla!!!
A lição é simples, por que complicar?
Parem com esse falatório todo e façam alguma coisa pelo amor do meu Pai… Deus!
como diz um personagem que voces tem ai na terra…o tal de Chaves:
Calem-se, calem-se, calem-se…voces me deixam louuuuuco!!!
Um G,abrço à todos!!!
Renato, gostei do seu último comentário.
Além de aprofundar o conceito de simples e simplicidade, você no final foi também simplesmente original e criativo com uma boa pitada de bom-humor!
Resolvi fazer esse comentário porque ontem vi em um site um homem sendo homenageado por seu mestrado em teologia e acordei pensando: o que faz um mestre ou um doutor em teologia?
Não sou contra a busca do conhecimento, mestrado e doutorado. Amo aprender, mas aprender só tem valor se for para repassar, de forma simples, o conhecimento com quem não tem acesso à cultura e ao conhecimento.
Grande Abraço.
No Amor de Cristo!
Amigo Gueeeedes!!! como vai…tudo certinho com vc?
Eu estava com um problema serio de internet aqui em Joinville…agora esta resolvido.
Veja bem,
eu disse em meu comentario que alguns sacerdotes e teólogos afastaram-se da simplicidade do Cristo, “alguns”… mas acredito sinceramente que vc não faz parte desse timão,
vc definitivamente não é socio do “CASCUD”
(Clube dos Afastados da Simplicidade do Cristo dos Ultimos Dias)
Se fosse… creio que não seria tão amável em seus comentários.
A essa altura vc já estaria cuspindo fogo, furioso comigo, e talvez ate me mandando pra um lugar não muito agradável, usando evidentemente, um pequeno ornato verbal, para não perder seu prestígio perante a comunidade evangélica.
Eu amo vc amigo Guedes, mas confesso que amo tbm todos os associados e simpatizantes do
CASCUD, eles me ajudam muito!…fazem minha mente funcionar.
Abrção poce amigo Guedes!
muito bom termos conhecimentos, inclusive a cerca da visão que os outros teem sobre Deus, mas deixando todas as coisas que ficam para trás e todo tipo de embaraço, olhemos para o autor e consumador de nossas vidas CRISTO JESUS.
a paz do senhor para todos!
ainda não me aprofundei o bastante sobre o teismo, mas o que eu li deu para entender um pouco, e eu acho qeu não sao hereje, mas para os fundamentalista das religiões, sao considerado hereje, pq todos que se opor as doutrinas das igrejas sao herege.
Parabéns! Mary..
Pra eles o que vale é Calvino é Arminio .
Falarem contra essas soteriologia é o mesmo que , ir contra o Bezerro de ouro dos judeus .
O que o salmista Davi expressou não é onipresença, onipotência ou onisciência.
A grandeza é ou mesmo tempo a simplicidade de um Deus que ama , ou dar seu Filho a morrer por nós , o que seria isso em comparação em se esvaziar ao tal ponto de não conhecer totalmente o futuro ?
O que o faz soberano não é conhecer o futuro , como sua vizinha fofoqueira ou como a cartomante que tem seu cartaz colocado no poste . O faz soberano é poder conhece o futuro mais não o fazer , pois o que ele busca são verdadeiros adoradores .
Infelizmente essa simplicidade não faz efeito algum aqui .. Quem fala mais alto é teologias e conhecimentos humanos.
Graça e paz .
Todas as coisas, passado, presente e futuro estão patente aos olhos de Deus. Creio que O todo poderoso estrapola o tempo, que pra nós é linear. Deus vê numa pespectiva da eternidade.
Em Jesus vemos um Deus que se limita por amor ao homem, nao que não podesse usar de seus atributos que em si eram completos , mas “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
Filipenses 2:6-10. Não creio que o Senhor vá se limitar mais uma vez e não crereio que Deus esta preocupado se voce coma pizza ou pastel, ou que sabor voce escolhe, isso é irrelevente pra Deus ele deixa por sua conta.
Logo, creio que nada esta incoberto para ele.Ela sabe tudo de todos e que lhe apraz saber.
Os pregadores do teísmo aberto são inventores de hesia na pós-modernidade,são hereges por ensinarem conceitos que desvirtuam a palava de Deus Paulo nos fala em 1timótio 4.1-2.MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.
Davi escrevendo o salmo139 ele diz .Senhor tu me sondas e me conhece, sabes quando me assento e quando me levanto de longe penetra os meus pensamentos,a palavra ainda não chegou a lingua e tu Senhor já conhece todas.(v) 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
Amigo, vc está equivocado com Relação ao PR.Ed René, ele declarou publicamente que nunca concordou com teísmo aberto.
Caro Samuel, a Paz do Senhor!
Obrigado por seu comentário, mas não me considero equivocado. Tomei, sim, conhecimento da “declaração” do Pr. Ed Rene Kivitz de que nunca concordou com o Teísmo Aberto, todavia suas falas e seus ensinamentos revelam o contrário.
Abraço.
Deus lhe abençoe.