Assembleia de Deus Online

O que a bíblia ensina que vai acontecer no futuro

   •   24 Maio, 2011
DestaqueNotícias

O que é o arrebatamento?

A doutrina do arrebatamento pré-tribulacional é um ensinamento bíblico importante não só porque dá percepção quanto ao futuro, mas porque dá aos crentes uma motivação importante para uma vida contemporânea piedosa. O pré-tribulacionismo ensina que antes da tribulação, todos os membros do corpo de Cristo (vivos e mortos) serão levados nos ares para encontrar a Cristo e depois subirem ao céu.[1] O ensino sobre o arrebatamento é apresentado mais claramente em 1 Tessalonicenses 4.13-18. Nessa passagem Paulo informa aos seus leitores que os crentes vivos na época do arrebatamento se reunirão com os que morreram em Cristo antes deles. “Depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor” (versículo 17). A palavra “arrebatados” traduz o verbo grego harpázo, que significa “tirar com força” ou “arrancar.” As traduções em latim do Novo Testamento usavam a palavra raptare, que significa “arrebatar”, “arrastar”, e é a origem da palavra portuguesa “raptar”. Outras passagens que ensinam o arrebatamento usando termos diferentes incluem: João 14.3; 1 Coríntios 15.51,52; 1 Tessalonicenses 1.10; 2 Tessalonicenses 2.1; Tito 2.13; Tiago 5.7,8; e 1 Pedro 1.13.

Quando acontecerá o arrebatamento?

Acreditamos que o arrebatamento pode acontecer a qualquer momento. Trata-se de um evento sem sinais e não precisa acontecer nada na história antes dele. O arrebatamento poderia ter acontecido a qualquer hora desde o primeiro século e sua ausência na história durante os últimos 2000 anos certamente nos aproxima mais dele.

O que é a doutrina da iminência?

Acreditamos que o arrebatamento pode acontecer a qualquer momento. Trata-se de um evento sem sinais e não precisa acontecer nada na história antes dele.
A doutrina da iminência é o ensinamento de que Jesus Cristo pode voltar e arrebatar a Igreja a qualquer momento, sem sinais ou aviso prévio. O Dr. Renald Showers define e descreve iminência da seguinte forma:
  1. Um evento iminente é aquele que “ameaça acontecer breve; que está sobranceiro; que está em via de efetivação imediata; impendente.” Então, iminência tem o sentido de que algo pode acontecer a qualquer momento. Outras coisas podem acontecer antes do evento iminente, mas nada mais precisa acontecer antes dele. Se alguma outra coisa precisa acontecer antes que um evento possa acontecer, este evento não é iminente. Em outras palavras, a necessidade de outra coisa acontecer primeiro destrói o conceito de iminência.
  2. Já que não se sabe exatamente quando um evento iminente acontecerá, não se pode esperar que um determinado espaço de tempo passe antes do evento iminente acontecer. Logo, devemos estar sempre preparados para que ele aconteça a qualquer momento.
  3. Não se pode marcar ou implicar legitimamente uma data para seu acontecimento. Logo que alguém marca a data para um evento iminente ele destrói seu conceito de iminência, porque assim está dizendo que um determinado espaço de tempo deve transcorrer para que este evento aconteça. Marcar uma data específica para um evento é contrário ao conceito de que ele pode acontecer a qualquer momento.
  4. Não se pode dizer legitimamente que um evento iminente acontecerá em breve. A expressão “em breve” implica que um evento tem que acontecer “dentro de curto tempo (após um determinado período de tempo especificado ou sugerido).” Em comparação, um evento iminente podeacontecer em breve, mas não tem que acontecer para ser iminente. Espero que entendam agora que “iminente” não é o mesmo que “em breve.”[2]
Várias passagens do Novo Testamento ensinam a iminência. Entre as mais citadas estão : 1 Coríntios 1.7; 16.22; Tito 2.13; Hebreus 9.28; Tiago 5.7-9; Judas 21; Apocalipse 3.11; 22.7,12,17,20.

O que acontecerá depois do arrebatamento?

Depois que Jesus Cristo arrebatar a Igreja, haverá aqui na terra um período de sete anos conhecido como tribulação. É durante este período que o anticristo surgirá. Será possível marcar datas neste período de tempo futuro porque a Bíblia dá indicações de tempo precisas em termos de anos, meses, e dias. Isso não tem nada a ver com a atual era da Igreja. No fim dos sete anos, Jesus Cristo voltará à terra e estabelecerá o reino de 1000 anos (o reino milenar), a partir da Sua capital Jerusalém. No fim deste período haverá um julgamento final, seguido do estado eterno.[3]

O que é a tribulação?

Como foi dito antes, a tribulação é o período de sete anos que segue o arrebatamento.
Depois que Jesus Cristo arrebatar a Igreja, haverá aqui na terra um período de sete anos conhecido como tribulação.
As “70 semanas” de Daniel, profetizadas em Daniel 9.24-27, são o referencial em que a tribulação ou a septuagésima semana acontece.[4] A “semana” a respeito da qual Daniel escreve é interpretada pela maioria dos estudiosos de profecia como sendo uma “semana de anos”, ou seja, sete anos. Estes anos seguem o intervalo das “sete semanas e sessenta e duas semanas” de Daniel 9.25. A septuagésima semana de Daniel indica um intervalo de tempo ao qual está relacionada uma série de frases descritivas. Alguns destes termos bíblicos incluem: tribulação, grande tribulação, dia do Senhor, dia da ira, dia da aflição, dia da angústia, dia da angústia de Jacó, dia de escuridão e tristeza, e ira do Cordeiro. A tribulação é dividida em dois segmentos de três anos e meio e o principal propósito de Deus para ela é que seja um tempo de juízo. Ao mesmo tempo, a graça do evangelho será proclamada e finalmente seguida pelo reinado de 1000 anos de Cristo.

O que é a segunda vinda?

A segunda vinda de Cristo segue o arrebatamento e a tribulação. É o retorno de Cristo que encerra a tribulação. Quando Cristo voltar, o anticristo e seus exércitos serão destruídos e haverá um período de julgamento (Apocalipse 19.20,21). A segunda vinda precede imediatamente a prisão de Satanás (Apocalipse 20.1-3) e a inauguração do reino milenar. A segunda vinda é ensinada por toda a Bíblia. Entre as passagens mais importantes estão Mateus 24.27-30 e Apocalipse 19.11-16.

Qual a diferença entre a segunda vinda e o arrebatamento?

O arrebatamento e a segunda vinda são dois eventos distintos e separados pela tribulação. Um fator importante é entender o ensino do Novo Testamento de que o arrebatamento pré-tribulacional se baseia no fato de que duas vindas futuras de Cristo são apresentadas. A primeira vinda é o arrebatamento da Igreja entre as nuvens antes da tribulação, ao passo que a segunda vinda acontece no final da tribulação quando Cristo voltar à terra para começar Seu reinado de 1000 anos. Quem quiser entender o ensino bíblico do arrebatamento e da segunda vinda deve estudar e decidir se as Escrituras falam sobre um ou dois eventos futuros. Nós acreditamos que uma consideração sistemática de todas as passagens bíblicas revela que as Escrituras ensinam duas vindas futuras. O arrebatamento é apresentado claramente em 1 Tessalonicenses 4.13-18. Ele é caracterizado na Bíblia como uma “vinda acompanhada de um traslado” (1 Coríntios 15.51,52; 1 Tessalonicenses 4.15-17) em que Cristo vem para Sua Igreja. A segunda vinda é Cristo voltando com os Seus santos, descendo do céu para estabelecer Seu reino terreno (Zacarias 14.4,5; Mateus 24.27-31). As diferenças entre os dois eventos são harmonizadas naturalmente pela posição pré-tribulacionista, enquanto outras posições não conseguem explicar adequadamente essas diferenças.[5]

O que são o milênio e o estado eterno?

O milênio é a doutrina bíblica e o conceito teológico do reinado de 1000 anos de Jesus Cristo na terra. O reino milenar será um reino terreno em que Cristo reinará a partir de Jerusalém e em que todos os detalhes da “promessa da terra” feita a Abraão (Gênesis 12.7) serão cumpridos (Ezequiel 47-48). O fato do reino ser terreno pode ser visto em passagens tais como Isaías 11 e Zacarias 14.9-21. Outras passagens detalhadas incluem: Salmo 2.6-9; Isaías 65.18-23; Jeremias 31.12-14, 31-37; Ezequiel 34.25-29; 37.1-6; 40-48; Daniel 2.35; 7.13,14; Joel 2.21-27; Amós 9.13,14; Miquéias 4.1-7; e Sofonias 3.9-20. O Novo Testamento também dá testemunho importante deste reino futuro na medida em que dá continuidade à visão vétero-testamentária de um reino milenar futuro. É o reino milenar de que Jesus falou durante a ceia de páscoa antes de ser traído e crucificado: “A seguir tomou o cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados. E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai” (Mateus 26.27-29; veja também Marcos 14.25; Lucas 22.18).
O reino milenar será um reino terreno em que Cristo reinará a partir de Jerusalém e em que todos os detalhes da “promessa da terra” feita a Abraão serão cumpridos.
A passagem mais extensa do Novo Testamento relativa ao milênio é Apocalipse 20, em que João descreve uma seqüência cronológica: a prisão, a rebelião, e o julgamento de Satanás no milênio. Em Apocalipse 20.2-7 aparece seis vezes o número 1000, enfatizando a duração do reinado terreno de Cristo. Apesar de Apocalipse 20 ser o único lugar na Bíblia onde a duração exata do reinado de Cristo é mencionada, o reino em si é mencionado e descrito dezenas de vezes em toda a Bíblia (por exemplo, Isaías 60; 62; 65.17-66.24; Jeremias 31; Ezequiel 40-48; Daniel 2.44,45; 7.27; 12.1,2; Zacarias 14.8-21). O reino futuro de Deus terá duas fases diferentes, o milênio e o estado eterno. Mas a grande ênfase da Bíblia está no reinado de 1000 anos de Cristo no Seu governo futuro conhecido como milênio. O milênio é uma realidade bíblica que ainda será concretizada. No fim do milênio haverá um julgamento final, conhecido como o “julgamento do grande trono branco”, dos descrentes mortos que ressuscitarão naquela ocasião (Apocalipse 20.11-15). Os descrentes serão lançados no lago de fogo e os crentes entrarão para o estado eterno descrito em Apocalipse 21-22.

Como os eventos atuais se relacionam com a profecia?

Hoje, o mundo é um cenário sendo montado para a apresentação de um grande drama. Quais preparativos já foram feitos? O Dr. John Walvoord descreve e resume a atual situação da montagem do cenário:
Todos os eventos históricos necessários já aconteceram. A tendência a um governo mundial, iniciada com as Nações Unidas em 1946, está preparando o caminho para o governo do fim dos tempos. O movimento da igreja mundial, formalizado em 1948, está preparando o caminho para uma super-igreja que dominará o cenário religioso depois que a verdadeira Igreja for arrebatada. O espiritismo, o ocultismo, e a crença em demônios continuará a se espalhar. O comunismo, apesar de sua filosofia ateísta,... [preparou] o mundo para uma forma final de religião mundial que exige a adoração de um ditador totalitário. Israel e as nações do mundo estão sendo preparadas para o drama final. Mais importante ainda é que Israel está de volta à sua terra, organizado como um Estado político, e ansioso em realizar seu papel nos eventos do fim dos tempos... A Rússia está preparada ao norte da Terra Santa para entrar no conflito do fim dos tempos. O Egito e outros países africanos não abandonaram seu desejo de atacar Israel a partir do sul. A China Vermelha no leste já possui hoje um poder militar forte o suficiente para enviar um exército tão grande quanto o descrito no livro de Apocalipse. Todas as nações estão preparadas para desempenhar o seu papel nas horas finais da história. Nosso mundo atual está bem preparado para o começo do último ato profético que levará ao Armagedom. Uma vez que o cenário está montado para este clímax dramático dos tempos, a vinda de Cristo para os Seus deve estar muito próxima. Se já houve uma hora em que os homens deveriam considerar seu relacionamento pessoal com Jesus Cristo, este momento é hoje. Deus está dizendo a esta geração: Preparem-se para a vinda do Senhor.”[6]
Nosso mundo atual está bem preparado para o começo do último ato profético que levará ao Armagedom.
Lembre-se de que apesar do cenário estar montado e continuar pronto para o acontecimento dos eventos da tribulação, não há nada que precise acontecer antes do arrebatamento da Igreja. Apesar do arrebatamento não ter sinais e poder acontecer a qualquer momento, os vários eventos da tribulação devem acontecer antes que a segunda vinda de Cristo ao planeta Terra possa ocorrer. Quando examinamos os eventos mundiais e a história recente, vemos muitas indicações de que as coisas estão chegando a uma conclusão. O Dr. Charles Dyer observa:
A cortina ainda não se abriu para o último ato do drama divino para a era atual. As luzes do teatro estão baixas, mas ainda assim podemos perceber movimentos atrás da cortina. Deus está colocando o cenário no seu lugar e deixando que os atores tomem as suas posições no palco mundial. Quando tudo estiver pronto, Deus permitirá a abertura da cortina. Ao avaliarmos eventos mundiais contemporâneos, queremos entender que papel eles podem ter na montagem do cenário para os eventos profetizados na Bíblia. Ao mesmo tempo devemos lembrar que, enquanto o mundo continua a mudar, só Deus conhece o futuro. Devemos avaliar eventos atuais à luz da Bíblia, e não ao contrário. Precisamos conhecer e compreender as profecias da Bíblia para discernir melhor o papel dos atuais eventos mundiais.[7]
Entender os eventos mundiais e as profecias bíblicas corretamente significa equilibrar a tensão entre os dois em nossas vidas diárias. O Dr. Ed Hindson escreve sobre essa tensão:
Cada um de nós planeja sua vida como se ainda fosse viver muitos anos. Temos responsabilidades com nossas famílias, com nossos filhos e netos, e com outras pessoas à nossa volta. Mas também devemos viver como se Jesus viesse a qualquer momento. É difícil para os descrentes entender a abordagem equilibrada que devemos ter do futuro. Nós crentes não tememos o futuro porque acreditamos que Deus o controla. Mas ao mesmo tempo, não o vemos com otimismo desenfreado.[8]
Devemos estar sempre preparados para o amanhã, reconhecendo que, em última análise, é Deus, e não indivíduos, quem controla o futuro.
Temos responsabilidades com nossas famílias, com nossos filhos e netos, e com outras pessoas à nossa volta. Mas também devemos viver como se Jesus viesse a qualquer momento.

Existem salvaguardas contra a marcação de datas?

Talvez a maneira mais simples é lembrar o slogan que dizemos à nossa sociedade sobre abuso de drogas: “Simplesmente diga não!” As palavras de Jesus são claras; marcar datas não é parte do estudo da profecia. A melhor maneira de evitarmos isso em nossos estudos é através de um método de interpretação gramatical, histórica e contextual coerente, conhecido como interpretação literal. Já que o texto das Escrituras proíbe marcar datas, e sabemos que não há significados ocultos a serem descobertos através de uma abordagem interpretativa esotérica, concluímos que à medida em que estudarmos as Escrituras não encontraremos uma abordagem que nos leve a marcar datas. Devemos sempre observar os eventos atuais (e todos os aspectos das nossas vidas) através das lentes das Escrituras. A Bíblia interpreta as notícias; as notícias não interpretam a Bíblia. A volta de Jesus Cristo é nossa esperança – não a hora da Sua volta. Não devemos ser como a criança numa viagem de carro que fica perguntando a seu pai a toda hora, “Está perto, pai?” Ou, “Falta muito?” Como o pai dirigindo o carro, sabemos que estamos nos aproximando, mas não podemos dizer com certeza quão perto estamos. (Thomas Ice e Timothy Demy - http://www.chamada.com.br)

Notas

  1. Veja nesta mesma série, Thomas Ice e Timothy Demy, A Verdade Sobre o Arrebatamento (Porto Alegre: Actual Edições, 1999)
  2. Renald Showers, Maranatha: Our Lord Come! (Bellmawr, NJ: The Friends of Israel Gospel Ministry, 1995), pp. 127-28.
  3. Veja nesta mesma série, Thomas Ice e Timothy Demy, A Verdade Sobre a Tribulação e A Verdade Sobre o Milênio (Porto Alegre: Actual Edições, 1999).
  4. Uma das discussões mais interessantes e extensas da cronologia das setenta semanas encontra-se em Harold W. Hoehner, Chronological Aspects of the Life of Christ (Grand Rapids: Zondervan Publishing House, 1977), pp. 115-39.
  5. Para um tratamento mais extenso, veja Ice e Demy, A Verdade Sobre o Arrebatamento(Porto Alegre: Actual Edições, 1999)
  6. Walvoord, Armageddon, pp. 227-28.
  7. Charles H. Dyer, World News and Bible Prophecy (Wheaton, IL: Tyndale House Publishers, 1993), p. 7.
  8. Ed Hindson, Final Signs (Eugene, OR: Harvest House Publishers, 1996), p. 176.
Extraído do livro A Verdade Sobre O Ano 2000 e as Previsões da Volta de Cristo.  

  1. Mateus Carvalho disse:

    não acredito na segunda vida de cristo para reinar por mil anos e sim a vinda de Deus para fazer o juizo final onde todos serão culpados e nenhum naquele dia será arrebatado ,todos que estiverem ali irão para o fogo eterno.Isso e o q eu aprendi!

    1. Kelme Reis disse:

      Então vc podia ler a bíblia e se aprofundar nos estudos de escatologia,
      E não ficar só com aquilo que vc aprendeu ,ou acha !

    2. Vioney disse:

      Você não é obrigado acreditar no que a biblia diz…

      Você tem a liberdade a capacidade e direito de determinar suas próprias ações e de se posicionar da maneira que você quiser.

      Mais a biblia é literal possui fatos e veracidade em todas as histórias frases palavras e caracteres.

    3. Douglas Gomes disse:

      Vc precisa é conhecer a verdade ,para só assim vc ser liberto .

    4. anderson disse:

      você aprendeu isso aonde cidadão?

    5. Josias Lima disse:

      Amado independente como tu apremedeira ou não confira o que diz a Bíblia em Mateus 24.27-30 e Apocalipse 19.11-16. e tire suas conclusões

    6. Leandro disse:

      Leia novamente pq fala de milênio sim

    7. Roberto disse:

      Aprendeu errado VC tem que refazer o seu aprendizado escatológico.Vale apena dar uma examinada.Si não VC vai ser pego de surpresa.OK?

    8. gil disse:

      Aprendeu de onde?

    9. Ketylen & Kevillen irmãs cristãs disse:

      Devemos seguir a bíblia! E pelo que eu saiba, oq vc disse não está na bíblia! Está escrito que logo depois que a grande tribulação chegar ao fim, Jesus voltará pela segunda vez cheio de poder e Glória e dessa vez todo o olho verá sua vinda! E outra, a igreja do Senhor não vai pro inferno! Só vão ao inferno aqueles que não forem salvos!! Mateus, por favor vai ler a bíblia e se informar mais que você vai aprender mta coisa!

    10. Thais De Andrade disse:

      Nossa, que Deus mau !!
      claro que todos os cristãos unidos em Cristo discordam, muitos depois do arrebatamento serão salvos se não negarem Cristo, por que Deus é misericordioso e sua bondade é infinita e como sua palavra não muda e ele também não, então quem se arrepender e perseverá até o fim terá a vida eterna!!!!

      1. Anônimo disse:

        Jesus Cristo, vai vir nas nuvens só daqui uns oitenta anos ainda…….

  2. Ananias Aves Cruz disse:

    Creio que o arrebatamento se dará aqualquer momento, evento em que Cristo reunirá os vivos e os mortos no Senhor no encontro nos ares. A segunda vinda com a Igreja glorificada para o reinado do Milênio eu preciso estudar e compreender melhor como se dára esse evento. Só tenho uma convicção: Deus está no comando de tudo e suas profecias incluem a igreja vivendo onde este estiver, e isso me enche de esperança e gozo.

  3. jorge luiz disse:

    parabens pelo estudo

  4. Pr Bartolomeu disse:

    A VINDA DE JESUS E REAL, E TDOS QUE ESTIVERE PREPARADOS SUBIRÃO, PARA UM LUGAR BELO.

  5. LENILSON EUFRASIO GAMA disse:

    Eu acredito q jesus vai vim arrebatar a sua igreja
    pq foi Deus q profetisou ,e tudo isso vai acontecer
    pq ele e dono de tudo q existe e ele e perfeito
    e e o nosso pai

  6. jurandir alcamtara oliveira disse:

    eu acredito que jesus vai voutar para buscar um povo escolhido por jesus cristo.um povo lavado e rremido no sangue do cordeiro de DEUS.

    1. Silônio Ângelo ferreira filho disse:

      Eu creio que já está preparado para o arrebatamento a igreja vai vai ser arrebatada e os que ficaram poucos vão ser salvo

  7. Ananias Aves Cruz disse:

    Obrigado pelo esclarecimento. Vou compartilhar com meus irmãos. Obrigado e Deus abençoe a todos vocês.

  8. carlos augusto m de souza disse:

    Mateus 24 coloca a vinda de Cristo depois de todos os sinais, sem distinções de momentos(arrebatamento e vinda),a volta de Cristo depende dos sinais listados em Mateus 24,inclusive a abominação àqual falou o profeta Daniel.No evanglho de João cap 6:39,40,44,54 e cap 11:24, Jesus diz que a ressurreição será no último dia,como Paulo coloca a ressurreição junto com o arrebatamento, então, o arrebatamento, também, será no último dia. Assim como houve o primeiro dia, haverá o último.
    1 tessalonissenses 4:13 diz o que vai acontecer conosco(transformação dos vivos e ressurreição dos mortos),não se trata de tempo(quando vai acontecer), trata-se de modo(como vai acontecer ou o que vai acontecer com a igreja naquele dia, tão mencionado pelos profetas.
    Zac 14:4-5,trata-se da vinda de Cristo com os anjos no final da grande tribulação para buscar sua igreja. E isto é ratificado em Mat 24:27-31. Nestas passagens os santos são os anjos.Caso contrário,o entendimento do texto ficaria: A igreja voltando com Cristo para buscar a igreja.Fica mais coerente Jesus voltando com os santos(anjos)para buscar sua igreja(santos,escolhidos).
    Quanto a data, Jesus diz que ele virá no último dia.Não sabemos quando será este último dia.Zacarias 14:4 e 5,Mat 24:27-31 o colocam no final da grande trib.
    Então a volta de Cristo será no último dia realizando o arrebatamento. é uma volta única,todo olho o verá,não há uma vinda somente para a igreja e não há arrebatamento secreto(todo olho o verá).

    1. Felipe disse:

      Boa noite, irmãos.
      Muito bom o texto.
      Contudo, foi escrito em 2011.
      A sabedoria de muitos aumento e cá estamos 2017.
      Dia 23 de set de 2017.
      Pode ser o arrebatamento, pode! O sinal é enorme.
      Mesmo que não aconteça uma coisa é unânime marca os 7 anos da tribulação.
      O que os irmãos acham?
      Na paz do Senhor.

    2. Arley abreu disse:

      Vamos procurar a entender a bíblia ela não pode ser interpretada da minha forma, saiba o que e arrebatamento e vinda saiba diferenciar uma coisa da outra, o arrebatamento vai ser o episódio em que Cristo levará a igreja aos ares pra participar das bodas do cordeiro e galardoa os que serviram com fidelidade e ele nao descerar na terra ele se encontrar nos ares com igreja, e a vinda e o momento que ele descerar com a igreja no final da grande tribulação e todo olho o Vera

    3. Pb. Léo disse:

      Parabens meu Irmão a sua visão nas escrituras m deram um alivio , ainda existem pessoas q como vc interpretam o q realmente o Senhor nos ensinou claras e limpas suas observações , pq esse ensino ai a cima está um pouco fora do q Jesus nos disse , Deus t abençoe !!!!

      1. Arley abreu disse:

        Meu amigo saiba discernir as escrituras arrebatamento e uma coisa a vinda de Cristo e outra não confunda as coisa varão.

        1. Jaime e Júlio disse:

          Amigo, Arley, pare de inventar moda, não existe nenhuma diferença entre o arrebatamento a e vinda do Senhor; os Pré -tribulacionistas é que ensinaram essa heresia. Só existe uma única ressurreição de mortos, a do último dia conforme ensinou Jesus (Jo. 6:39;40;44 e 54 – Idem 11:224), em seguida o arrebatamento da Igreja, e ponto final!!!
          O resto são elucubrações das teorias vãs dos homens, os quais, terão que dar conta das adulterações das Escrituras, no último dia (Jo. 12:48).

          1. William disse:

            Beleza mas quem vai entrar no reino milenar meu caro

  9. Pb AUGUSTO disse:

    O NOSSO DEUS É FIEL PARA CUMPRIR AS SUAS PROMESSAS.ALELUIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PRESBÍTERO AUGUSTO
    AD.MINISTÉRIO MONTE HERMON SÃO GONÇALO RJ

  10. fabio disse:

    quem vai ser o povo que estara com jesus no milenio???? como vai ser aqui na terra com o governo de jesus,,aqui….???

  11. GENILSON N SANTOS disse:

    PARABENS AMEI ESTE ESTUDO MUITO PROFUNDO DEUS CONTINUE ABENÇOANDO IRMAO

  12. Amilton disse:

    Pb Amilton ad pr,só Jesus na causa, vamos ler a Bíblia irmãos, ta bem claro como se dará o arrebatamento da igreja e a segunda vinda de Jesus, vamos pedir o esclarecimento do Espírito Santo e ai nós entendemos, Deus abençoe a todos!

  13. arilson martins disse:

    a bíblia menciona duas vindas, e veiu uma primeira e a próxima pelo que eu entendi,ele vem uma terceira vez. me esplique isso.

    1. Jaime e Júlio disse:

      Meu caro Anilson,
      Em seu Ministério terreno, Jesus falou de “TRÊS VINDAS SUAS”:
      A primeira, quando se fez carne para salvar o pecador (Jo. 1:14).
      A segunda, somente aos seus discípulos, ao oitavo dia em Galiléia (Jo. 20:26), com todo o poder no céu e na terra (Mat. 28:16 a 20).
      E a terceira vinda, mundial; depois da aflição daqueles dias, com poder e grande glória, acompanhado de seus santos anjos (Mat. 24:29-30).

      O problema, é que estas teologias são tão cegas (principalmente a Assembleiana) , que não sabem discernir uma vinda da outra. Além, disso, inventam uma suposta segunda vinda “secreta” p/ o arrebatamento, e uma outra visível p/ o mundo, quando Jesus voltará com seus santos – Igreja p/ seu Reino Milenar. (???).

  14. Andréa disse:

    Vamos esta sempre preparados não temos mas tempo pra si prepará

  15. Alailson silva disse:

    Corretissimo irmao Arley….

  16. José Raimundo serra MUNIZ disse:

    Bom estudo,bem sistemático, Cristo voltará isso é um fator é nós estamos acompanhando,e se preparando, para encontrar com o noivo

  17. Bernardino soares da Silva, Pastor da 1º vice presidente da Igreja ADTC Juazeiro do Norte- CE. disse:

    Jesus vei a 2000 anos passados; nasceu de uma virgem e passou quase trinta e três anos e meio aqui na terra, sofreu e morreu como homem, mas subiu ao Céu e voltará para buscar sua Igreja.Tenho certeza que Jesus voltará a qualquer momento para levá-la para o Céu; A Igreja que Ele comprou com seu sangue. E eu irei com Ele para o Céu; pois Ele me comprou com seu sangue At. 20.28. Sei que sou imperfeito, mas sua perfeição apaga minhas imperfeições e eu subirei no arrebatamento da Igreja: com os crentes que estiverem esperando como eu; irei vê-lo face-a-face como Ele o é. E irei receber minha coroa e galardão pelo trabalho que realizei aqui na terra em prol da salvação das almas para completar o numero dos salvo que compõem sua Igreja (a noiva do cordeiro).
    Tenho certeza que começará a segunda fase da grande tribulação; como foi nos dias de Noé, e de Ló, assim será a segunda fase da grande tribulação e eu serei livre dela. Depois dos três tempos e meio, voltarei com com Cristo e a Igreja Glorificada e todos os olhos nos verão. Então começará a terceira fase da grande tribulação e os fieis reinarão com Cristo sobre a terra por mil anos Amem!

  18. Wesley disse:

    Eu to fora da igreja não consigo voltar me criticam me sinto alguém nada a bíblia e a minha salvação eu acho que Jesus Cristo
    eu acho que eu quero me encontrar com Cristo

    1. JOAO DE SOUSA disse:

      AMIGO ACALMA O TEU CORAÇÃO, O SENHOR ESTA A PORTA E BATE, ABRA-O PARA QUE ELE ENTRE, NAO DE OUVIDOS AOS CRITICOS, DE OUVIDOS A PALAVRA DE DEUS , O SENHOR JESUS TE AMA. TE AMA MUITO E HOJE ELE QUER FALAR CONTIGO TE ABRAÇAR E TE FAZER UMA PESSOA MUITO MAIS FELIZ, QUE O SENHOR TE ABENCOE E TE GUARDE.

  19. Klebison disse:

    Como Fasso para agradar a Jesus e servir a ele de todo o meu coração como cristão?

  20. Anônimo disse:

    Como ser um crente fiel a deus?

    1. Áurea Ester Heringer Arbex disse:

      Com temor, fazer a Sua vontade.

  21. Renato Firmino disse:

    E os eventos que aconteceram no dia 23/9 que diz que é o grande sinal que Paulo viu em Apocalipse 12?

  22. Josue Martins disse:

    Bom estudo e edificante, amem, precisamos que homens com maior entendimento e unção do Espirito abram as Escrituras a todos nos. Peço permissão para compartilhar o que penso sobre este tempo. Embora não existam sinais para o Arrebatamento, no entanto, há sinais para o período do fim e o Arrebatamento esta neste período final da historia. Agora, a igreja (não as estruturas ou o sistema denominacional) não precisa de sinais, ela esta pronta como a noiva que aguarda o noivo, muito embora, neste momento, parece que o noivo é que aguarda a noiva aprontar-se para o casamento. Creio que Mt. 24:12 nos dá dois alertas para dizer que o tempo esta no fim e que seremos arrebatados, primeiro “..a iniquidade se multiplicará…” e “o amor de muitos esfriará…” parte da igreja já revela um coração frio e sem amor por nosso Amado Senhor Jesus, isto é apostasia ou pre´apostasia, isso deve crescer nestes dias, segundo é o crescimento da iniquidade, estamos vendo todas as formas de pecado, já reveladas em Sodoma e Gomorra, na Grecia antiga, no Imperio Romano, creio que já retornamos a uma “cultura” comportamental imoral, como uma crença de que o correto é exatamente o que a Biblia chama de pecado, essa sera a marca do do “homem da iniquidade”. Em II Ts. 2: 1.6, Paulo coloca essa ordem nos fatos, veja la: “…primeiro venha a apostasia, isto é: parte da igreja não ama e não reconhece Jesus Cristo como seu Senhor, Seu Amo, as afeiçoes da igreja estão em outros “deuses”, e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição…! Os sinais são iguais aqui relacionados a Mateus 24.
    Somos chamados a ser “Sal e Luz” do mundo (Mt. 5:13.16), a igreja do tempo do fim que sera arrebatada, deverá ser uma igreja missionária, que prega o evangelho e faz discípulos, assim, teremos a função do “Sal” e da “Luz”. O Apostolo Paulo afirma que “os últimos dias serão difíceis” , é verdade que os últimos dias começaram com Atos do Espirito Santo através dos Apóstolos, porem, quem duvida que estamos enfrentando dificuldades como nunca antes vimos e fomos chamados a lidar e ajudar e resolver? Graças a Deus, nossa redenção se aproxima, estou pronto e você?

  23. Terezinha disse:

    E verdade o tempo esta se esgotando temos que falar de JESUS p as pessoas e ajudar assim muitas e muitas e muitas almas p o SENHOR JESUS.

  24. Regina Nascimento disse:

    De toda essa explicação, só resta estarmos preparados. Glória a Deus.
    Para encontrar-mos com Jesus nos ares desse céu azul.

    1. Onildo. disse:

      Muito bom a matéria , muita coerência com a bíblia , só gostaria de ressaltar que , quem estiver vivo mesmo q não seja arrebatado por algum motivo ainda tem oportunidade de ser salvo mesmo no período da tribulação, porém quem MORRER … antes do arrebatamento sem Cristo,NAO terá salvação… Quer dizer q temos q esta preparado MAIS p a nossa morte, do que p a volta do Senhor Jesus… que o senhor tenha misericórdia de nós.

  25. Onildo. disse:

    Muito bom a matéria , muita coerência com a bíblia , só gostaria de ressaltar que , quem estiver vivo mesmo q não seja arrebatado por algum motivo ainda tem oportunidade de ser salvo mesmo no período da tribulação, porém quem MORRER … antes do arrebatamento sem Cristo,NAO terá salvação… Quer dizer q temos q esta preparado MAIS p a nossa morte, do que p a volta do Senhor Jesus… que o senhor tenha misericórdia de nós.

  26. Mesaque Ferreira da Costa disse:

    A muita confusão quando se debate a escatologia das ultimas coisa, tem pessoas que colocam a igreja dentro da grande tribulação tornando ineficaz o sacrifício de crista e de seus sangue a qual tem o objetivo de nos purificar e nos livrar da ira vindoura, não devemos confundir Israel com a Igreja. O Espirito santo está preparando a noiva para o noivo, se não abrasarmos a dispensação da graça para alcançarmos uma tão grande salvação como escaparemos nós. No período da grande tribulação as atenções se voltarão mais especificamente para a nação de Israel. A interpretação dos eventos futuros precisam ter coerência e sequencia lógica, alem de estar de acordo com o contexto bíblico não em versículos isolados que só trazem confusão e má interpretação. Se não á um arrebatamento eminente Deus estava blefando com seu povo ao ´nos dá diversas advertências e exortações sobre sua eminente volta para buscar sua igreja. Jesus vai voltar para arrebatar sua igreja estai-vos apercebidos vigiai por que a qual quer momento ele estará retirando os seus desta terra. Se no presente dispensação da graça vc acha difícil ser arrebatado, imagine na grande tribulação, sem a presença do Espirito Santo, estará vc se preparando para o arrebatamento ou para a grande tribulação?

  27. SHAIANY disse:

    A PAZ DO SENHOR JESUS!
    MUITO BOM O ESTUDO, SOU LÍDER DE JOVENS DA IGREJA O BRASIL PARA CRISTO , ESTAVA Á PROCURA DE ESTUDO SOBRE O ARREBATAMENTO , PARA PASSAR PRA OS JOVENS , COM CERTEZA VOU PASSAR ESTE.
    OBRIGADO!
    DEUS ABENÇOE!

    1. Anônimo disse:

      Vamos ter a Palavra de Deus como base para qualquer dúvida a ser tirada. O Espírito Santo é o nosso Fiel Consolador e tudo que quisermos aprender Ele nos ensina. Façamos nossa parte que é estarmos em comunhão com Ele, e Ele nos responderá e ensinará. Vamos reter apenas o que proveitoso para o nosso crescimento espiritual destes estudos que encontramos aos montes. Deus nos guarde de toda vã doutrina e prossigamos para o alvo da soberana vocação que é JESUS CRISTO.

  28. Anônimo disse:

    Precisamos está mais atentos ao sinais que está escrito na Bíblia a respeito deste assunto “O arrebatamento” para buscarmos respostas no Espírito Santo, onde não se tem nem uma dúvida sobre o seu ensinamento. Por isso vamos ler mais a Palavra de Deus, meditar e orar para não sermos enganados. Deus nos abençoe e nos guarde de toda vã doutrina.

  29. Kelly disse:

    Discordo completamente, a única igreja que prega verdadeiramente as Sagradas Escrituras é a Adventista. Suas doutrinas são muito diferentes da Assembleia.

    1. João Batista disse:

      Bom pois tenho uma tão certa convicção que Jesus sim vai volta e aí daqueles que não se arrepender pois no julgamento final ele ou ela irá para o fogo eterno preparado para o diabo e os seus anjos.mais aquele que percevera até o fim será salvo.

  30. André Galdino disse:

    Se haverá chance de salvação após o arrebatamento o que Jesus está querendo dizer com o texto de Mt. 25. 1-13, porque as cinco néscias não puderam entrar para as bodas?
    O que ele quer dizer com o texto contido em Mt. 24. 36-37, apenas oito pessoas foram salvas, porque as demais não tiveram uma segunda chance?
    Porque não se preparar para o arrebatamento ao invés de ficar contando com uma segunda chance ilusória?
    Procurem artigos sobre Magaret Mc’donald e john Darby, para poder entender a origem dessa doutrina herética.ilusória.

  31. Fernanda Gonçalves disse:

    Vi farias comentários, pensamentos de alguns diferentes ,independente de vindas de Jesus eu acho qUE o importante é estamos preparados para o arrebatamentos, buscamos mas a Deus ,amando no próximo, falando do amor de Cristo, levando almas pr igreja pr conversarem a Cristo, se afastam do pecado e de tudo que nos afastam de Deus ,procuramos vive uma vida de santidade ao senhor .a paz

  32. Pablo Melani Teixeira disse:

    não existe na biblia o arrebatamento secreto Lucas 17:20 o arrebatamento deve acontécer.

  33. Seguidor de Cristo disse:

    A paz do Senhor Jesus Cristo para todos os queridos irmãos é certamente devemos estar com certeza preocupados com o arrebatamento da igreja e certamente irmos neste primeiro arrebatamento por que será muito doloroso segundo nos orienta a palavra de Deus e aprendi uma coisa tão forte tão necessária e tão bela com a palavra de Deus que devemos examinar as praticá-las e levar a outras pessoas para que assim muitas sejam alcançadas pela salvação em que há em Cristo Jesus a Bíblia ela não foi deixada para nós irmos com nossas próprias sabedorias o que é certo e o que é errado a Bíblia não se interpreta pelo pensamento humano a Bíblia é decidida a nós pelo Espírito Santo de Deus e por isso nos orienta a palavra de Deus que devemos buscar a Deus de duas formas devemos crescer na graça e no conhecimento então aquele que não procura a graça e aquele que não procura o conhecimento esse será enrolado com Vanda Trina quero parabenizar um irmão em Cristo que fez esse estudo muito belo e maravilhoso certamente acontecerá segundo aquilo que nos orienta a palavra de Deus que Deus em Cristo nos abençoe amém

  34. Giovani disse:

    7 anos do acordo de paz quebrado 3,5 anos e meio .1260 dias feliz quem suportar alcançando 1335 dias pois verá Jesus nas nuvens e será salvo!um arrebatamento apenas a igreja somo nos! Está errado este ensinamento! A igreja e nois passaremos 7 anos antes da volta na terra e ao término disso subiremos com a igreja!cuidado irmãos!

  35. ISABEL STELTER VIEIRA disse:

    Que confusão de entendimento da blibia sagrada peça sabedoria do espírito santo Daniel 12 disse que da grande tribulação : se jesus vem primeira vinda leva seu escolhido quando ele leva com ele os salvos não tem mas chance pq o espírito santo não vai estar na terra vai ser retirado João 5.39

  36. Mikaelly Maria disse:

    Nos sabemos que isso irá acontecer em breve então aproveite cada momento bom e valorize as pessoas que te amam e seja bondoso com quem precisa

  37. Marcel disse:

    Quem não for arrebatado tem outra chance de salvação?

    1. wesley disse:

      Tem chance sim é só vc negar a marca da besta

  38. Siandere disse:

    O João que escreveu o livro do Apocalípse não foi o mesmo dos 12 discípulos?

    1. Pr. Guedes disse:

      Olá, a Paz do Senhor.

      Sim, é de opinião geral que trata-se da mesma pessoa.

      Abraço.

  39. Siandere disse:

    Graça e Paz,
    A questão de ouvirmos muitos pastores afirmarem que vamos morar no céu, se contradiz quando João escreveu em Apocalipse a respeito do novo céu e nova terra e também da Nova Jerusalém?

  40. Siandere disse:

    Paz do Senhor, a abertura dos sete selos já está ocorrendo? Ao lermos esta passagem, percebemos que muitos fatos já ocorreram.

    1. Pr. Guedes disse:

      Olá Siandere, a Paz do Senhor.

      Se considerarmos que a abertura dos Sete Selos se darão somente depois do arrebatamento a Igreja, então não. Tudo o que está acontecendo são apenas sinais da Vinda de Jesus, como consta em Mateus 24.1-10-12.

      Deus lhe abençoe.

  41. Paulo Rocha disse:

    Entendo e creio como Vocês
    Graça e paz

  42. Wanderson disse:

    creio em tudo que a Bíblia diz, estou preocupado,tenho perdido o sono ,pq temos uma ordem de serviço dada por Cristo/ide e pregai este evangelho/não estamos pregando este evangelho,o evangelho do reino aquele ensinado por Cristo, será que estamos preparados para esse dia o arrebatamento,ou será que estamos preparados para depois do piscar de olhos,diz a Bíblia que será num piscar de olhos, você já parou pra pensar como será para os que ficarem ,antes de querermos mostrar quem sabe quem ensinou ou passarmos por sábios vamos examinar a nós se acontecer agora enquanto vc está lendo esse texto vc subiria ou ficaria pensa , religiosidade não salva,são muito letrados ,sem o espírito santo ninguém subirá é ele que conduzirá aqueles que subir ao encontro do noivo.sua crítica sobre o que eu escrevi já condena vc .

Deixe uma resposta

Inscreva-se em nossa newsletter