Distinção Entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda

Dave Hunt   •   7 Abril, 2015
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E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras... Certamente, venho sem demora” (Ap 22.12,20).

O encontro nos ares

Essas palavras, as últimas de Cristo que foram registradas por escrito, confirmam Sua promessa anterior: “...voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também” (Jo 14.3). Paulo faz referência ao cumprimento dessa promessa:“Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, ...e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; ...depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Ts 4.16-17).

Como resposta a essas promessas de Cristo, “o Espírito e a noiva dizem: Vem!” (Ap 22.17);ao que João adiciona, jubilante: “Amém! Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22.20b). Quem é essa Noiva? Após declarar que esposo e esposa são “uma só carne”, Paulo explica: “Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja” (Ef 5.32).

A qualquer momento

As palavras de Cristo, do mesmo modo como as de João, do Espírito e da Noiva, não fariam sentido se essa vinda para levar os crentes para Si mesmo tivesse que esperar a revelação do Anticristo (perspectiva pré-ira) ou a consumação da Grande Tribulação (perspectiva pós-tribulacionista). Uma vinda de Cristo “pós-qualquer coisa” para Sua Noiva simplesmente não se encaixa nessas palavras das Escrituras. Afirmar que a Grande Tribulação deve ocorrer primeiro, para que o Espírito e a Noiva digam: “Vem, Senhor Jesus”, é como exigir o pagamento de uma dívida que vai vencer somente em sete anos!

Um Arrebatamento “pós-qualquer coisa” vai contra várias passagens das Escrituras que demandam claramente a vinda de Cristo a qualquer momento (iminente). O próprio Jesus disse: “Cingido esteja o vosso corpo, e acesas as vossas candeias, sede vós semelhantes a homens que esperam o seu senhor” (Lc 12.35,36a). Esse mandamento seria ridículo se Cristo pudesse vir para o Arrebatamento apenas após os sete anos da Tribulação.

A vinda que a Noiva de Cristo tanto deseja levará à ressurreição dos mortos e à transformação dos corpos dos vivos. Isso fica bem claro não somente em 1 Tessalonicenses 4, mas também através de outras passagens: “...de onde (os céus) aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória” (Fp 3.20-21). Muitas outras passagens também incentivam os crentes a vigiar e esperar com intensa expectativa. Essas exortações somente fazem sentido se a possibilidade de Cristo levar Sua Noiva para o céu puder ocorrer a qualquer momento: “...aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co 1.7); “...deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro, e para aguardardes dos céus o Seu Filho...” (1 Ts 1.9-10); “...aguardando a bendita esperança e a manifestação do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tt 2.13); “...aparecerá segunda vez ...aos que o aguardam para a salvação” (Hb 9.28); “Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor” (Tg 5.7).

Diferentes opiniões sobre o Arrebatamento não afetam a salvação, mas deveríamos procurar entender o que a Bíblia diz. A Igreja primitiva estava claramente esperando o Senhor a qualquer momento. Estar vigiando e esperando por Cristo, se o Anticristo deve aparecer primeiro, é como esperar o Pentecoste antes da Páscoa. No entanto, Cristo exortou: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora” (Mt 25.13); “...para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo. O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai” (Mc 13.36-37).

A surpresa da Sua vinda

A seguinte afirmação de Jesus também não se encaixa numa vinda pós-tribulacionista: “Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Mt 24.44). É absurdo imaginar que qualquer pessoa sobrevivente da Grande Tribulação, que tenha visto os eventos profetizados (as pragas e julgamentos derramados na terra; a imagem do Anticristo no Templo; a marca da besta imposta a todos que quiserem comprar e vender; as duas testemunhas testificando em Jerusalém, sendo mortas, ressuscitadas e levadas ao céu; Jerusalém cercada pelos exércitos do mundo, etc.), tendo contado os 1260 dias (3 anos e meio) de duração da segunda metade da Grande Tribulação (preditos em Apocalipse 11.2-3;12.14), poderia imaginar naquela hora que Cristo não estaria a ponto de retornar! Após todos esses acontecimentos, isso será por demais evidente. Portanto, simplesmente não há como reconciliar uma vinda de Cristo pós-tribulacionista com Seu aviso de que virá quando não estiver sendo esperado.

Distinção entre Arrebatamento e Segunda Vinda

Somente essa afirmação já distingue o Arrebatamento (a retirada da Igreja da terra para o céu) da Segunda Vinda (para resgatar Israel durante o Armagedom); pois este último acontecimento não vai surpreender quase ninguém. Contrastando com Seu aviso de que mesmo muitos na Igreja não O estarão esperando, as Escrituras anunciam outra vinda de Cristo quando todos os sinais já tiverem sido cumpridos e todos souberem que Ele está voltando. A um Israel descrente, Cristo declarou: “Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas” (Mt 24.33). Até o Anticristo saberá: “E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o Seu exército” (Ap 19.19).

Ou Cristo está se contradizendo (impossível!), ou Ele está falando de dois eventos. Jesus disse que virá num tempo de paz e prosperidade quando até Sua Noiva não estará esperando por Ele: “Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Lc 12.40). Não somente as [virgens] néscias, mas até as sábias estarão dormindo: “E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram” (Mt 25.5).

[caption id="attachment_8864" align="aligncenter" width="300"]O Messias virá quando o mundo estiver quase destruído pela guerra, fome e os juízos de Deus, e quando Israel estiver quase derrotado. O Messias virá quando o mundo estiver quase destruído pela guerra, fome e os juízos de Deus, e quando Israel estiver quase derrotado.[/caption]

No entanto, a Escritura diz que o Messias virá quando o mundo estiver quase destruído pela guerra, fome e os juízos de Deus, e quando Israel estiver quase derrotado. Então, Yahweh declara: “olharão para aquele a quem traspassaram” (Zc 12.10b), e todos os judeus vivos na terra reconhecerão seu Messias que retornará como “Deus forte, Pai da Eternidade” (Is 9.6): exatamente como os profetas previram, Ele veio como homem, morreu pelos seus pecados, e retornará, dessa vez para salvar Israel. Sobre esse momento culminante, Cristo declara: “Aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mt 24.13). Paulo adiciona: “...todo o Israel [ainda vivo] será salvo”... (Rm 11.26).

Dois eventos distintos

Não podemos escapar ao fato de que duas vindas de Cristo ainda se darão no futuro: uma que surpreenderá até mesmo Sua Noiva e outra que não será uma surpresa para quase ninguém. As duas não podem ser o mesmo evento. Mas onde o Novo Testamento diz que ainda há duas vindas a serem cumpridas? Todo cristão crê em duas vindas de Cristo: Ele veio uma vez à terra, morreu pelos nossos pecados, ressuscitou dentre os mortos, retornou ao céu e voltará. Contudo, em nenhum lugar o Antigo Testamento diz que haveria duas vindas distintas.

Esse fato causou confusão para os rabinos, para os discípulos de Cristo e até para João Batista, que era “cheio do Espírito Santo, já do ventre materno” (Lc 1.15, 41,44), João tinha testificado que Jesus era “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). No entanto, este último dos profetas do Velho Testamento, de quem não havia ninguém maior“nascido de mulher” (Lc 7.28), começou a duvidar: “És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?” (Mt 11.3).

Somente uma vinda do Messias era esperada. Ele iria resgatar Israel e estabelecer Seu Reino sobre o trono de Davi em Jerusalém. Por essa razão os rabinos, os soldados e a multidão zombaram dEle na cruz (Mt 27.40-44; Mc 15.18-20; 29-32; Lc 23.35-37). Apesar de todos os milagres que Jesus tinha feito, os discípulos, da mesma forma, tomaram Sua crucificação como a prova conclusiva de que Ele não poderia ter sido o Messias. Os dois na estrada de Emaús disseram: “...nós esperávamos que fosse Ele quem havia de redimir Israel” (Lc 24.19-21) – mas agora Ele estava morto.

Cristo os repreendeu por não crerem “tudo o que os profetas disseram!” (Lc 24.25). Este era o problema comum: deixar de considerar todas as profecias. Israel tinha uma compreensão unilateral da vinda do Messias (e continua assim atualmente), que lhe permitia ver apenas Seu reino triunfante e o deixava cego para Seu sacrifício pelo pecado. Até mesmo muitos cristãos estão tão obcecados com pensamentos de “conquista” e “domínio” que imaginam ser responsabilidade da Igreja dominar o mundo e estabelecer o Reino de Deus, para que o Rei possa retornar à terra para reinar. Eles se esquecem da promessa que Ele fez à Sua Noiva de levá-la ao céu, de onde ela voltará com Ele para ajudá-lO a governar o mundo.

O Arrebatamento ocorrerá antes da Tribulação

Como poderia Cristo executar julgamento sobre a terra, vindo do céu “entre suas santas miríades (multidões de santos)” (Jd 14), se primeiro não as tivesse levado para o céu? Aqui temos outra razão para um Arrebatamento anterior à Tribulação. Incrivelmente, Michael Horton, em seu livro “Putting Amazing Back into Grace”, imagina que 1 Tessalonicenses 4.14 (“assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem”) refere-se à Segunda Vinda de Cristo “com os santos”. Ao contrário, na ocasião do Arrebatamento Jesus trará a alma e o espírito dos cristãos fisicamente mortos para serem reunidos com seus corpos na ressurreição, levando-os para o céu juntamente com os vivos transformados. Na Segunda Vinda Ele trará consigo de volta à terra os santos vivos, que já foram ressuscitados e previamente levados ao céu no Arrebatamento.

Antes da volta de Cristo com os Seus santos haverá a celebração das Bodas do Cordeiro com Sua Noiva (Ap 19.7). Tendo passado pelo Tribunal de Cristo (1 Co 3.12-15); (2 Co 5.10 ), os santos estarão vestidos de linho fino, branco e puro (Ap 19.8). Certamente eles devem ser também o exército vestido de linho fino, branco e puro (Ap 19.14) que virá com Cristo para destruir o Anticristo. Quando eles foram levados ao céu? É claro que isso não ocorrerá durante a própria Segunda Vinda, pois não haveria tempo suficiente nem para o Tribunal de Cristo, nem para as Bodas do Cordeiro. O Arrebatamento deve ter ocorrido anteriormente.

Aqueles que estão com seus pés plantados na terra, esperando encontrar um “Cristo”, esquecem que o verdadeiro Cristo virá nos buscar para nos encontrarmos com Ele nos ares e nos levará para a casa de Seu Pai. Eles se esquecem também que o Anticristo estabelecerá um reino terreno antes que o verdadeiro Rei volte para reinar. Infelizmente, os que se empenham em estabelecer um reino nesta terra estão preparando o mundo para o reino fraudulento do “homem do pecado”.

A Escritura registra duas vindas

Como alguém nos tempos do Velho Testamento poderia saber que haveria duas vindas do Messias? Somente por implicação. Ou os profetas se contradisseram quando profetizaram que o Messias seria rejeitado e crucificado e que Ele também seria proclamado Rei sobre o trono de Davi para sempre, ou eles falavam de duas vindas de Cristo.

Não há forma de colocar dentro de um só evento o que os profetas disseram. Simplesmente tem de haver duas vindas do Messias: primeiro como o Cordeiro de Deus, para morrer pelos nossos pecados, e depois como o Leão da Tribo de Judá (Os 5.14-15; Ap 5.5), em poder e glória para resgatar Israel no meio da batalha do Armagedom.

A mesma coisa acontece no Novo Testamento. Note as muitas contradições, a menos que estes sejam dois eventos:

1) Ele vem para Seus santos e numa hora que ninguém espera; mas vem com Seus santos quando todos souberem que Ele está vindo.

2) Ele não vem à terra mas arrebata os santos para se encontrarem com Ele nos ares (1 Ts 4.17); por outro lado, Ele vem à terra: “naquele dia, estarão Seus pés sobre o monte das Oliveiras” (Zc.14.4), e os santos vem à terra com Ele.

3) Ele leva os santos para o céu, para as muitas mansões na casa de Seu Pai, para estarem com Ele (Jo.14.3); mas traz os santos do céu (Zc 14.5, Jd 14).

4) Ele vem para Sua Noiva num tempo de paz e prosperidade, bons negócios e prazeres (Lc 17.26-30); mas volta para salvar Seu povo Israel quando o mundo já terá sido praticamente destruído, em meio ao pior conflito já visto na terra, a batalha do Armagedom.

Rebatendo as críticas ao Arrebatamento

Cristo declarou: “Assim como foi nos dias de Noé ...comiam, bebiam, casavam-se... O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre... Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar” (Lc 17.26-30). Essas condições mundiais por ocasião do Arrebatamento só podem se referir ao período anterior à Tribulação; certamente não ao final dela!

Arrebatamento? Há críticos afirmando que a palavra “Arrebatamento” nem está na Bíblia! Isso não é verdade, pois a versão latina da Bíblia (Vulgata), feita por Jerônimo no quinto século, traduziu o grego harpazo (arrancar subitamente) pela palavra raptus (raptar), da qual deriva “Arrebatamento”. Foi o que Cristo nos prometeu em João 14: levar-nos para o céu.

Outros críticos papagueiam o mito propagado por Dave MacPherson, de que o ensino do Arrebatamento antes da Tribulação apareceu apenas no início do século XIX através de Darby, que o teria aprendido de Margaret MacDonald. Ela o teria recebido de Edward Irving, e este, por sua vez, o teria encontrado nos escritos do jesuíta Emmanuel Lacunza. Isso simplesmente não é verdade. Muitos escritores anteriores expressaram a mesma convicção. Um deles foi Ephraem de Nisibis (306-373 d.C.), bem conhecido na história da igreja da Síria. Ele afirmou: “Todos os santos e eleitos de Deus serão reunidos antes da tribulação, que está por vir, e serão levados para o Senhor...” Seu sermão com essa afirmação teve ampla circulação popular em diferentes idiomas.

Sim,  uma vinda do Senhor após a Tribulação: “Logo em seguida à tribulação daqueles dias... verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mt 24.29-30). A referência aos anjos “reunindo Seus escolhidos dos quatro ventos” (vv. 29-31) certamente não significa Cristo arrebatando Sua Igreja para levá-la ao céu, pois trata-se do ajuntamento do Israel disperso, de volta à sua terra quando da Segunda Vinda.

Cristo associou o mal com o pensamento de que Sua vinda se atrasaria: “Mas, se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo: Meu Senhor demora-se” (Mt 24.48; Lc 12.45).Novamente, essa afirmação não tem sentido se o Arrebatamento vem após a Tribulação.

Não existe motivo maior para uma vida santa e um evangelismo diligente do que saber que o Senhor poderia nos levar ao céu a qualquer momento. Que a Noiva acorde do seu sono, apaixone-se novamente pelo Noivo, e de coração diga continuamente por meio da sua vida diária: “Vem, Senhor Jesus!” (Dave Hunt - TBC - http://www.chamada.com.br)

Dave Hunt

  1. Rodrigo F. C. disse:

    Concordo em parte. Porque eu não entendi tudo.

  2. antonio florindo de sousa disse:

    Muito edficante nao deixa mem uma sombra de duvida deus abencoe este comentarista e continue usando para odespertmento da sua igreja e de muitos que estao a dormir cristo vem maranata

  3. gilberto disse:

    Tá na hora de ficar alerta,não deixar as nossas lamparinas se apagar.
    A Paz de Deus esteja com todos.

  4. jobsom silva disse:

    VAMOS BUSCAR A DEUS ENQUANTO HÁ TEMPO,POIS AS TRINCHEIRAS JÁ ESTÃO NOS CERCANDO DENTRO DAS IGREJAS,MAS MESMO ASSIM COM ORAÇÃO AS TRINCHEIRAS JAMAIS VENCERÃO,NÓS SEREMOS VITORIOSOS,POIS O ESPÍRITO SANTO ESTÁ CONOSCO : QUEM FOR SANTO,SEJA MAIS SANTO AINDA,QUEM FOR SUJO(SE ARREPENDA OU) SEJA SUJO AINDA,É SÉRIO,É VERDADE,JESUS VAI VOLTAR ! JÁ TEM MUITOS ANTICRISTO DISFARÇADOS DENTRO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS . PELOS FRUTOS OS CONHECEREIS ,E É LAMENTÁVEL TUDO QUE ESTÁ E QUE VAI ACONTECER DENTRO DE NOSSAS IGREJAS . É HORA DE BUSCAR A PRESENÇA DE DEUS PELAS MADRUGADAS EM VIGÍLIAS PARA QUE VENHA SOBRE NÓS O RENOVO ESPÍRITUAL , E DEUS TEM PRESSA DE CUMPRIR E SELAR EM NOSSAS VIDAS A PROMESSA DA SUA PALAVRA . A MENSAGEM É PROCLAMADA,É DIVULGADA,É DIGITADA E DEUS QUER QUE NÓS SE ESFORCE ; VAMOS VAMOS FAZER ESSE ESFORÇO PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM . DEUS NÃO QUER QUE NENHUM SE PERCA, E SIM DEUS QUER QUE NÓS SE CORRIJA PELA SUA PALAVRA ! QUANDO NÓS COMEÇAR A BUSCAR A DEUS PELAS MADRUGADAS ISSO SIGNIFICA QUE NÓS RECEBEREMOS UMA EDIFICAÇÃO ESPÍRITUAL MUITO GRANDE EM NOSSAS VIDAS;DEUS CONTINUIRÁ CONOSCO AINDA MAIS .

    1. Saulo disse:

      Para buscar a Deusa não é necessário fazer vigílias literais pela madrugada, amigo. É mais simples que se imagina… que confusão mental vocês fazem viu… a pregação deve ser feita de casa em casa, como era feita no primeiro século pelos verdadeiros cristãos, e como também hoje é feito.

  5. jobsom silva disse:

    SABEM QUAIS SÃO AS TRINCHEIRAS QUE EXISTEM DENTRO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS,VOU DIZER AGORA : É A TERCEIRIZAÇÃO DE FILIAIS COTOLICISTA NO MEIO DE NÓS . O PAPA DO VATICANO É UMA TRINCHEIRA E ISSO SIGNIFICA QUE SEUS ESPIÕES MUITO BEM INSTRUÍDOS E INTELIGENTES E AGENTES SECRETOS ESTÃO NOS OBSERVANDO,É IGUAL A UMA CÂMERA . MUITOS NÃO SABEM DISSO QUE DIVULGUEI AGORA ! MUSICA : HARPA CRISTÃ ; Ó QUE SAUDOSA LEMBRANÇA TENHO DE TI Ó SIÃO, TERRA QUE EU TANTO AAAMOOO!!!!!!!! POIS ÉS DO MEU CORAÇÃO…..

  6. Orci luiz schaefer disse:

    esmagadora maioria da igreja protestante crê que os cristãos serão arrebatados antes da Grande Tribulação. Tal crença, principalmente no Brasil, tem origem na doutrina trazida pelos missionários dos Estados Unidos, que pregaram o evangelho nestas terras, no século passado.

    Acontece, que para o cristão, acreditar no arrebatamento pré-tribulacional, além de não possuir qualquer base bíblica, torna-se muito perigoso, pois faz com que a pessoa não se prepare materialmente, emocionalmente e espiritualmente para os dias difícieis que virão.

    Através desta série de postagens, percorrerei o Novo Testamento, analisando passagens bíblicas que colocam por terra qualquer argumento pré-tribulacionista, além de dar a certeza ao cristão, de que a igreja efetivamente passará pela grande tribulação que ora se avizinha.

    Começamos por Mateus, Cap 13, versículos 24 a 30:

    “Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem então joio? E ele lhes disse: Um inimigo é que fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Porém ele lhes disse: Não; para que ao colher o joio não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para queimar, mas o trigo ajuntai-o no meu celeiro.”

    E adiante, Jesus mesmo explica o significado da parábola:

    Mt Cap 13, 37-43, que diz:

    “E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; o campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; o inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

    COMENTÁRIO: Então, conforme o que foi dito, somente no dia em que o Senhor mandar os anjos realizarem a colheita, é que ocorrerá a separação entre os justos e os injustos. Neste mesmo dia, os injustos serão lançados no lago de fogo, e os justos irão para o reino do Pai. Logo, a tese de que a igreja será levada 7 anos antes, cai totalmente por terra.

  7. Orci luiz schaefer disse:

    Mt 24:21-22

    “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria, mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.”

    Mt 24:29-31

    “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.”

    COMENTÁRIO: Cristalina esta passagem. Nada mais claro. Após a grande aflição (tribulação), Jesus aparecerá no céu, todos o verão, inclusive os ímpios, que se lamentarão por o terem rejeitado. Concomitantemente, os anjos ajuntarão os servos de Cristo, e os levarão para perto do Senhor. Conclusão: O arrebatamento somente ocorrerá após a grande tribulação.

  8. Orci luiz schaefer disse:

    II Tess 2:3

    “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.”

    COMENTÁRIO: Nesta passagem, Paulo afirma aos irmãos tessalonicenses que o dia da volta de Jesus somente aconteceria quando ocorresse a apostasia e se revelasse o Anticristo. A apostasia já estamos vendo ocorrer nos dias de hoje, e o só falta aparecer o Anticristo, que creio que será breve. Logo, a Igreja passará pela grande tribulação.

    1. Flavio disse:

      1 CO 15; 52 – ” Num momento, num abrir e fechar de olho, AO SOAR DA ULTIMA TROMBETA. pois a trombeta soará, e os mortos ressurgirão incorruptíveis, e nós seremos transformado.” É OU NÃO É O ARREBATAMENTO DA IGREJA ????. veja onde vai acontecer… veja agora. AP 11;15 “O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: os reinos do mundo vieram a ser do nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” É OU NÃO É O ARREBATAMENTO DA IGREJA ??? veja no vers. 18 acontecendo a tribunal de cristo. mas…. principalmente logo acima ANTES DO ARREBATAMENTO. AP 11;3 ” E darei poder as MINHAS DUAS TESTEMUNHAS, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de se.” irmãos por favor… dão uma lidinha na escritura o que vai acontecer um pouquinho antes. Estou escrevendo por causa que a afirmação do Irm. Oraci L. Schaefer e TOTALMENTE ESCRITURISTICA. Paz seja com todos.

  9. jesse disse:

    Deus vira para requerer dos rios, mares e terra que devolvam seus mortos, depois para os que estiverem vivos, e aos que passarem a grande tribulaçao, estes tambem erdarao a salvaçao

  10. João Amaro disse:

    A Paz do Senhor!
    Muito bom tirou muitas duvidas que eu tinha, sou um ex-adventista do sétimo dia aceitei a Jesus como Senhor de minha vida e estudo para compreender a palavra de Deus com clareza que o Espirito Santo me concede.

  11. Jamylly disse:

    ” Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Ap 3.11)
    Maranata! Ora vem, Senhor Jesus.

  12. ADEMAR LUIZ DA SILVA disse:

    Não tem duvidas e real mensagem,gloria a Deus!Mensagem linda,parece que sera agora,Jesus eis me aqui!!!!!!

  13. E.V. JOSÉ CARLOS disse:

    O mais importante,não preocupar-se com a volta de Jesus cristo ,porque temos plena certeza disso. É estar preparado, convertido,de corpo, alma e espirito. Há uma grande diferença entre evangelicos e cristãos, pois os verdadeiros adoradores ,adorarão o Senhor em Espírito e em verdade. Pregar e viver a palavra de DEUS. Temos de sermos separados do mundo, fazermos a diferença, a luz não pode contaminar com as trevas. vamos Orar para que Deus converta Os Teólogos e eles se tornem verdadeiros arautos de cristo, pois a letra mata e o Espirito vivifica. Além disso o arrebatamento será para um povo zeloso de boas obras etc.,etc.

  14. José Vanderlei Baldenebro disse:

    parabéns, excelente análise, muito esclarecedor

  15. JONAS FONSECA DE ARRUDA disse:

    Ainda não tinha lido um resumo da volta de Cristo entendido pela assembleia de Deus, de cordo com o texto tem muitos fora do contexto já que muitos alguns fazem parte do livro de apocalipse que é profético e aqui é ensinado ao pé da letra como os dias, água, besta, as duas testemunhas, enfim são simbólicos.
    por outro lado seguindo a linha de pensamento pode ter razão, mas poucos textos desfazem qualquer esta teoria.
    por exemplo: o texto divide o povo de Deus em dois povo, um Judeu e outro cristão. A bíblia não dar margem a isto, em gálatas 3:2829 diz que todos são descendente de abraão e herdeiro segundo a promessa mediante a aceitação de Cristo e Rm 2:25-29 o verdadeiro israelita é aquele que é circunciso do coração e Deus não faz acepção de pessoas Atos 10:34.
    com relação ao arrebatamento acontecerá no toque da ultima trombeta (1Cor.15:52) que é trombeta do juízo (apo.11:15-19) e mt24:29-31 deixa claro que apos a tribulação jesus vem buscar os seus e lógico ele não vai deixar ninguém para traz. e em apoc. 1: 7 nesta vinda todo o olho o verá.

  16. Leoni Marcos disse:

    Muito bom.

    Direto, com referencias Bíblicas,e uma sequencia de subtópicos que ajuda a ter compreensão crescente.

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