6 dezembro, 2011

Vou orar por você

Algo acontece quando você ora por outras pessoas. Levá-los à presença de Deus transforma suas atitudes em relação a eles e afeta profundamente um relacionamento.

Sentei-me à mesa, de frente para minha amiga Susan, olhando no fundo de seus olhos repletos de profunda tristeza e fiquei pensando em como eu poderia ajudá-la. Sua situação era algo fora do meu alcance: ela havia sofrido inesperadas críticas por parte de antigos amigos que freqüentavam a congregação que seu marido pastoreava. Eu não tinha palavras para consertar os erros dos outros e nem para diminuir a dor no coração dela. “Sinto muito”, tentei dizer simplesmente. Susan me olhou e pediu que eu orasse por ela. Sem poder oferecer nada mais, prometi me unir a ela no seu projeto de tornar as segundas-feiras o dia de jejum e oração por ela e sua igreja. Mas, após sair do nosso encontro e voltar à minha rotina maluca, será que eu realmente poderia manter minha promessa?

 

Entrando no silêncio de seu interior… – Muitas vezes, quando encontro alguém com uma necessidade iminente, ofereço a rápida frase “Você está nas minhas orações” sem mesmo pensar se vou manter minha palavra. Orar realmente consistiria em falar com Deus sobre a situação durante o meu dia ocupado, sem que seja apenas cumprir mais um item de minha lista de tarefas. Mas a responsabilidade de orar por outras pessoas merece séria atenção, como indicam os inúmeros exemplos bíblicos.

 

Moisés falava com Deus regularmente da parte dos israelitas, por causa de seu pecado (Números 21:7). Ester pediu que seu povo jejuasse três dias antes que ela enfrentasse o rei (Ester 4:15-16). Paulo pediu aos membros da igreja primitiva que orassem por seu ministério (Efésios 6:19-20). E Jesus passou a maior parte de seu longo tempo de oração intercedendo apaixonadamente por nós (João 17).

 

Intercessão vem das palavras latinas inter (entre) e cedere (ir) – ou seja, uma intervenção ou mediação entre duas partes com o objetivo de reconciliar as diferenças. A chave para a intervenção espiritual é a oração. No livro Tudo para ele, Oswald Chambers chama a oração intercessória de “o ministério do interior” e “o real trabalho de sua vida como alma que já foi salva”. Portanto, precisamos ir além de nossas boas intenções e fazer com que a intercessão seja parte vital de nossa vida na comunidade cristã.

 

Levantando-se na brecha – Deus nos convida a participar de seu cuidado com seus filhos, mas temos de nos aproximar dele por parte dos outros. Durante a vida do profeta Ezequiel, Deus ansiava por mostrar misericórdia a seu povo através de um intercessor: “Procurei entre eles um homem que erguesse um muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse…” (Ezequiel 22:30). Minha amiga descreve este tipo de oração na brecha como “estender a mão acolhedora para um amigo machucado enquanto seguro minha outra mão na mão firme de Deus. Você faz uma conexão vital”.

 

Apesar de minhas orações alcançarem Deus, sem levar em conta seu tamanho ou eloqüência (Mateus 7:7-12; Apocalipse 5:8), elas precisam ir além de simples conversas ou discursos de minha parte, para que sejam conexões a tantos que precisam.

 

Há algumas semanas, uma amiga perdeu a mãe. Uma mulher grávida que freqüenta meu grupo de estudo bíblico foi abandonada pelo marido. E na semana passada, o marido de outra amiga apontou uma arma para ela. Para estas necessidades, minhas orações parecem ser apenas comparáveis a uma situação onde a casa de meus vizinhos está em chamas e chego com uma garrafa de água para ajudar. Não dou o devido valor à necessidade por não responder ao real significado do problema.

 

Deus criou a intercessão primeiramente para que pudéssemos responder ao grande problema com uma solução suficiente. Por reconhecer que as chamas de nossa natureza pecadora nos consumiam, ele enviou Jesus, Deus encarnado. Cristo nos ofereceu uma conexão vital: uma de suas mãos estendida a nós e a outra segurando firmemente nossa salvação. Ele não nos deu uma garrafa de água: ele abriu os portais de rios de água viva. E sua intercessão por nós continua: “… Cristo Jesus que morreu, e mais; que ressuscitou e está a direita de Deus, e também intercede por nós” (Romanos 8:34).

 

Posicionados com um objetivo – Sei que as orações intercessórias de Cristo são eficientes, mas me questiono se as minhas farão alguma diferença. A Bíblia está repleta de exemplos de situações assim e de orações intercessórias transformadoras. Os amigos de Jó obtiveram perdão de Deus depois que Jó orou por eles (Jó 42:8-10). Lázaro ressuscitou da morte quando Jesus pediu aos céus (João 11:41-42). E as portas da prisão se abriram depois que Paulo e Silas louvaram e oraram (Atos 16:25-26).

Ainda assim, todos nós já sentimos muitas vezes que nossas orações foram em vão. Nosso ente querido faleceu, o conflito nunca foi resolvido, a enfermidade permaneceu. Clamei a Deus repetidamente para restaurar a saúde de minha amiga Kate que vive com câncer no pâncreas há quatro anos. Apesar de ter se sentido quase “normal” nos últimos meses, esta semana me telefonou para dizer que os médicos lhe contaram que seu oásis de saúde está secando. Enquanto chorava com ela, muitas questões internas surgiram: Será que preciso orar com mais força? Será que Deus está ouvindo? Qual o objetivo das minhas orações?

A tortuosa jornada da enfermidade era familiar para C.S. Lewis, já que sua esposa Joy sofreu com um câncer, conforme relatado no filme Shadowlands (Terra das sombras), baseado na relação do casal. Em resposta a este casamento de alegria e dor, a personagem de Lewis comenta: “Oro porque não posso evitar: a necessidade flui em mim. Não muda Deus, mas me transforma.”

Talvez o objetivo da oração seja mais um posicionamento do que uma petição. A oração me move, deixo de ser o centro para que Deus e os outros sejam o centro. Tenho orado diariamente por Kate, e passei a enxergar minhas prioridades e meus conflitos relacionais através das lentes de seu câncer. Agora sou grata por estar fisicamente capacitada a ter uma agenda de compromissos em vez de me sentir sufocada com o estresse diário.  Procuro refletir a Graça de Deus aos desconhecidos e sua paciência em relação a meus amados. A intercessão me libertou de ficar absorvida em mim mesma (Gálatas 6:2; Mateus 5:44-45), e me libertou de minha tristeza para que eu pudesse me engajar no ministério.

 

Faça parte desta experiência – Seguir o exemplo do ministério de Jesus tem um preço. A intercessão que ele fez em nosso favor, posicionando-se entre nós e nossas necessidades, foi algo que consumiu sua própria vida. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos seus amigos”, proclamou Jesus (João 15:13). E, apesar de nossa oração intercessória não ser comparada à oração dele, ela requer sacrifício, que neguemos a nós mesmos, que mudemos nossos hábitos e doemos nosso tempo para levar diante de Deus as necessidades dos outros.

 

Quando optei por separar as segundas-feiras para orar e jejuar pelas questões de Susan e por sua igreja, não tinha idéia do que estava por vir. Gosto de fazer pelo menos três refeições ao dia. Mas, quando saí de minha zona de conforto, mudei meus compromissos das segundas-feiras e aceitei o desconforto da fome ao me ajoelhar diante de Deus em oração, me descobri inserida no meio da crise de Susan, chorando suas perdas, vivendo sua sensação de impotência, sentindo a dor de suas feridas profundas de decepção e traição.

 

No entanto, este envolvimento com a vida de Susan através da intercessão, apesar de sacrificial, trouxe também um bônus: tornei-me intimamente conectada com Deus. Enquanto estendia uma de minhas mãos para Susan, estendia a outra mão para que Deus nos fortalecesse. E testemunhei a atuação de Deus no meio da crise: vi sua preocupação, senti sua presença e acreditei em seus propósitos.

 

Também descobri a motivação para a questão sacrificial, arriscada e muitas vezes exaustiva da intercessão: o amor de Deus (Romanos 8:34, 9:1). Philip Yancey, em seu livro Oração: ela faz alguma diferença?, explica o efeito do amor: “Quando oro por outra pessoa, estou orando para que Deus abra meus olhos para que eu veja aquela pessoa como Deus a vê e então entrar no canal amoroso que Deus já direciona para aquela pessoa. Algo acontece quando oro por outros desta maneira. Levá-los à presença de Deus transforma minhas atitudes em relação a eles e afeta profundamente nosso relacionamento.”

 

Aprender a amar uns aos outros da maneira que Deus nos ama nos leva a fazer coisas que nunca havíamos considerado. Quando não temos habilidade, nosso coração se enche de bondade. Somos cheios de compaixão quando gostaríamos de ficar omissos. Somos libertos de nossas agendas lotadas quando percebemos que um amigo, ou até um inimigo, precisa de nossa intercessão. E se tememos não ter amor suficiente para esta tarefa, podemos clamar ao Autor do amor para derramar sobre nós amor direto de seu coração para o nosso, conforme nos abrimos para este apaixonante ministério de nos levantarmos em oração na brecha.

 

Michele Cushatt é professora bíblica, escritora e conferencista. Mora com sua família no Colorado, Estados Unidos.

Michele Cushatt





Deixe uma resposta

Comente usando o Login deste site ou use seu login das redes sociais abaixo.
Conectar usando:

8 pessoas acompanhando

  1. kesia

    PEÇO A TODOS QUE OREM POR MIM JUNTO Á DEUS PAI, QUE AS ATRIBUIÇÕES QUE ME ACOMPANHARAM AO LONGO DOS ÚLTIMOS 3 MESES FINDEM EM NOME DE JESUS CRISTO. QUE EU VIVA EM PAZ AO LADO DE MINHA BEBE PRESTES A NASCER CLARISSE E QUE A HARMONIA, A SAÚDE, O AMOR E A FARTURA SE PROPAGUEM POR MINHA CASA E A DOS MEUS. DESEJO DE TODO CORAÇÃO MUITA LUZ, PROTEÇÃO DIVINA, PAZ LONGE DOS PROBLEMAS CAUSADOS PELA DEP. QUIMICA DE MEU MARIDO. ESTOU ME MUDANDO PARA BEM LONGE DELE. SE DEUS QUISER, TUDO DARÁ CERTO!!!!!!!!!!!!AMÉM!

  2. Claunísio Amorim Carvalho

    Pedi oração pelo meu pai aqui em 01/02/12 e volto agora para agradecer. Ele se submeteu à cirurgia para retirada de metade do estômago no dia 02/04/14. Deu tudo certo. Hoje ele está bem. Graças a Deus. Peço que continuem orando por ele. Obrigado.

  3. peço oraçao pela minha familia ,principalmente pelo meu esposo que é novo convertido , mz

    AS VEZES ESTAMOS TÃO ATRIBULADOS QUE PARECE MESMO QUE O SR NÃO ESCUTA A NOSSA ORAÇÃO MAS A FALHA NÃO ESTA NO SR ESTA EM NÓS …… QUE DEUS NOS PERDOE NESTA NOITE………..AMÉM,

  4. Cristia Moore

    Postei um pedido de oração na matéria Vou orar por você e fiz a solicitação para que o pedido fosse retirado do link da página, pois citei alguns nomes que se digitarmos o nome dessas pessoas no google o pedido aparece exposto. Terei que tomar atitudes mais drásticas, pois já maendei vários e-mail solicitando que retirassem meu pedido e todas as mensagens com o meu nome do site e a situação ainda não foi regularizada.

  5. Cristiane Moore Arêas Antunes

    Gostaria que vocês administradores deste site retirassem o pedido de oração que fiz no dia 01 de fevereiro deste ano.
    Já solicitei que o pedido fosse retidado por e-mail diversas vezes e vocês ainda não atenderam.

  6. Alexandra dos santos castro

    Peço muita oração pelo meu filho Thiago castro, ele só tem 16 anos de idade,e foi embora com a namorada e esta sendo ameaçado pelo ex- dela.Pois a família dela são tudo de religião(macumba.) nem durmo mais direito,pois sinto que ele não esta bem!Peço para orarem por ele por favor estou desesperada.peço socorro!

  7. Maria Jose Campos Maciel

    Peço que os irmãos me ajudem em oração pois tenho sido acometida de enfermidas que ate parecem inespliicaveis,estou com mioma.anemia profunda e infecção renal tudo isso me faz sentir o mundo girar comigo mesmo estando eu sentada ou deitada.ja não consigo mais fazer meus serviços domesticos e aos poucos tenho perdido a alegria de viver,sinto fortes acelerações cardiacas maus estares continuos e so estou sobrevivendo pela misericordia de Deus pois eu creio que grande ë o plano dele na minha vida.Por isso peço a interceção de todos pois o Senhor Deus ouve e atende as orações dos justosamem.Fiquem todos na paz de Jesus.

  8. Edna

    PEÇO ORAÇÕES PARA O MEU FILHO, ESTÁ NUMA FASE MUITO DIFÍCIL DE SUA VIDA E NEM SE QUER CONVERSA COMIGO MAIS, QUERO QUE ELE SE CONVERTA A UMA RELIGIÃO, QUE DEUS POSSA COLOCAR PAZ EM SEU CORAÇÃO. EU CONFIO QUE JESUS VAI AJUDAR MEU FILHO. OBRIGADO.

  9. Flavio Augusto Ramos

    Essa irmã Michele Cushatt é um benção, realmente sentimos uma comunhão maior com Jesus e trazemos aquele conflito para presença de Deus como se fosse nosso, que Deus autor do amor nos ajude amar a ELE acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmo. Que flua esse rio de água viva em nossas vidas. Deus abençoe seu povo, em nome de Jesus.

  10. Amiga

    Gostaria de pedir oração por Aizes Rocha e Anderson da Conceição, pois estes precisam de um encontro com Deus em suas vidas sendo libertos do mal. E como creio que em Cristo podemos todas as coisas declaro agora a liberdade dessas almas em nome de Jesus, Aleluia!!!!

  11. Andrea

    Estou passando por momentos de ansiedade,aperto no peito,falta de coragem.Gostaria muito de pedir oração para que Deus mim liberte desses maus pensamentos,dessas coisas ruims.Amém.Estou confiante que serei curada em nome de jesus.

  12. Claunísio

    Peço oração pelo meu pai, CARLOS CLÁUDIO CARVALHO, que ainda não confessou a Cristo e está muito doente, com suspeita de câncer, necessitando fazer uma cirurgia urgente. Creio que Deus pode tanto salvar a sua alma quanto curar o seu corpo. Que seja feita a sua vontade. Orem por ele, para que tenha a graça de Deus consigo e por toda a família, que está muito aflita, embora com muita esperança.
    Obrigado. A paz de Cristo seja com todos.

  13. Michelle Mendes

    Queridos irmãos! Apesar de estarmos sempre em oração precisamos de mais pessoas orando por nós, por isso peço que continuem orando pela minha vida amorosa, para que Deus revogue amizades ruins e demôniacas! Contineum orando por mim e eu continuarei orando por vcs! Vamos fazer uma intenção de jejum e oração! Eu estou jejuando na parte da manhã! Quem quiser fazer essa corrente, junte-se! Obrigada mais uma vez meus amados irmãos!

  14. ROSIMEIRE BARBOSA DA SILVA

    PRECISO DE ORAÇÃO NA MINHA VIDA PESSOAL,ESTOU PASSANDO POR MUITAS BATALHAS ESPIRITUAIS,E SÓ MESMO FIRME NA ORAÇÃO PARA NÃO DESANIMAR DE CAMINHAR ,POR FAVOR OREM POR MIM,EU QUERO ,PRECISO CONTINUAR NO CAMINHO DE JESUS.

  15. Andiara Leal

    Gostaria que vocês oracem pela vida do André, que está precisando muito de Deus na vida dele , ele está passando por um momento muito ruim , na verdade todos estamos , ele é usuario de drogas, e eu creio que Deus vai tirar isso da vida dele. obrigada

  16. Michelle Mendes

    Amada Shirley, tenho fé que ainda esse mês o Senhor entrará com providências! Jesus salvará a vida financeira de vcs! Tenha fé! Ouça o louvor “Sonhos não tem fim” da Eyshila e começa a glorificar a Deus pelos milagres!
    Edilane, minha irmã, entregue a Deus o fardo e ele o aliviará! Jejue em prol da saúde de sua mãe! Jesus restaurará! Basta vc confiar!
    Tb quero agradecer a todos que vem orando pelo meu relacionamento! Quero dar meu testemunho que Jesus já começou a trabalhar! Ontem meu noivo fez novos planos para nosso casamento! Agradeço a Deus pela graça alcançada, mas continuem orando por mim, pelo meu casamento!
    Que a paz do Senhor esteja com vcs!!!

  17. O Atalaia

    E ai

    Tudo que o Senhor Jesus tinha que fazer por nos ja’ foi feito.
    A obra foi completa em todos os campos de nossas vidas.

    O sofremento do povo, e’ falta da
    VERDADEIRA DOUTRINA que a biblia nos ensina.
    Frutos da FALSA TEOLOGIAS que visam so’ o dinheiro
    Os aposolos não tinham o conforto, que muitos lideres
    religiosos tem hoje.
    Os apostolos passaram necessidades materias, desconfortos,
    foram abandonados, injustiçados, peseguidos e etc.

    Quem somos nos para querer-mos viver como “filho do rei”.
    No NOVO TESTAMENTO não existe a teologia para ficar rico,
    empressario, dono de bens materias, carros, casas e etc.

    A teologia da prosperidade de JESUS ensinou diz:
    TENDO O QUE COMER E O QUE VESTIR
    ESTEJAMOS COM ISSO CONTENTES.

  18. Shirley U. de Oliveira

    Minha querida Michelle agradeço a Deus por usar vc nas orações.
    Ontem eu te pedi oração pela minha familia pelo nosso desespero .
    Hoje a minha filha me ligou avisando que apareceu um comprador para o sitio.
    Amanhã este senhor vai olhar as terras.
    Eu tenho certeza que Deus vai nos dar esta benção da venda desta terra.
    Peço que vc ore pelo meu genro Marcio que de tudo certo. Ai poderemos pagar as dividas.
    Que Deus te abençoa sempre.

  19. Shirley u. de oliveira

    Bom dia!Precisamos muito oração meu genro Marcio e minha filha Carla estão desempregados.
    E hoje a dona da casa que moramos avisou se não pagarmos os aluguel atrasados que são 5 meses ela vai entrar com açã de despejo dia 26 deste mes.
    Não sabemos mais o que fazer.
    Tenho um processo trabalhista que esta rolando há 8 anos.
    Meu genro esta com um sitio para vender mas esta dificil.
    Orem por nós.

  20. paulo tavares

    MICHELLEMENDES, EU ORAREI PELO SEU RELACIONAMENTO E EU CREIO QUE EM BREVE SEU IZAQUE SERÀ UMA BENÇAO PARA VOÇÊ. NAO SÒ ELE MUDARÀ COMO NADA NEM NINGUEM ATRAPALHARÀ SUA RELAÇÃO. DEUS É FIEL AS NOSSAS ORAÇOES. PEÇO-VOS , MINHA IRMA QUE ORE POR MIM PARA QUE EU ARRANJE UM TRABALHO, POIS ESTOU DESEMPREGADO E ESTOU PERDENDO TUDO. ATÈ A VIDA ESPIRITUAL ESTA AFETADA. OBRIGADO E QUE DEUS LHE ABENÇOE!!!

  21. MICHELLEMENDES

    Peço oração pelo meu relacionamento! Sei que foi Deus que me trouxe meu Izaque, mas o diabo vem tentando roubar e destruir o que construímos juntos. Ficamos noivos a 3 anos e faz mais ou menos 1 ano que ele nem toca mais em nosso casamento, esqeceu de nós e age como se não quisesse mais ficar comigo! Me ajudem pois não tenho mais forças para lutar! Não sei mais o que fazer! Orem por mim!

  22. clauda

    A a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos. E quero pedir que orem por mim, pois preciso bater a meta do meu emprego para que continuo no emprego eu sou vendedora ganho por comissão mais tenho que bater a meta toda a semana e não estou conseguindo .por favor orem por mim .Pois fiquei desempregada um bom tempo e meu esposo também é nossas dividas são muitas é tenho dois filhos.Orem por nós em nome de Jesus. Obrigado a todos. Amém.

  23. silvana

    bom dia preciso de oração para que saiam do meu caminho os meus inimigos que trama cilada contra mim por favor orem por mim tem pessoas fazndo fofoca ao meu respeito por favor me ajudem ,isso pode me prejudicar.peço a jesus que tire do meu caminho todos que desejam fazer mal ou fofoca de mim.

  24. CristianeBarga

    Luiz Carlos de Miranda, Deus te ama tanto que está te movendo para restaurar a sua família, vc está certo em querer voltar para sua esposa e está certo tbm qdo diz que está no deserto, sim no deserto espiritual, Deus te colocou no deserto para te moldar, moldar seu caráter, te fazer nova criatura, um homem de Deus e restaurar a sua familia, creia, Deus está no controle de tudo em sua vida e tem um grande propósito para a sua vida, e vc vai entender tudo o que estou te dizendo, que o Espirito Santo de Deus continue te guiando pelo caminho que Ele tem para a sua vida. Te amo em Cristo Jesus, sua irmã Cristiane. cbarga@iron.com.br