PENSE SOBRE O QUE PENSA

Dr. Flauzilino Araújo dos Santos   •   9 Dezembro, 2017
ArtigosDestaque

Salmo 119:59 Refleti sobre os meus caminhos, e volto meus passos para observância das tuas prescrições.

Querido Amigo,

O salmista diz no texto acima que transformou os seus pensamentos ao pensar sobre os seus caminhos. Que belo exemplo para ser aplicado neste final de ano!

Vejamos que a determinação do salmista não foi movida por um impulso precipitado, mas, por uma decisão deliberada, feita como resultado de muitos pensamentos sobre seus modos anteriores de viver. Bem devemos fazer o mesmo!

Por outro lado, quantos parecem passar pelo mundo até a eternidade sem um só pensamentosério sobre os seus caminhos? Multidões vivem para o mundo, esquecem Deus, o tempo passa, envelhecem e morrem. Nas lápides de seus túmulos, divisam apenas três palavras: “Passei pela vida”.

Por favor, não deixe que essa seja a sua história! Pare por um momento, e tenha em conta os seus caminhos, a forma como você pensa, a maneira como você sente, a maneira como você age, a maneira como você adora, a maneira como você ora, a maneira como você gasta o seu tempo e o seu dinheiro, e o seu jeito de relacionar-se com os outros, para citar, apenas, alguns dos seus caminhos.

É somente pensando em nosso modo de viver que descobriremos se precisamos redirecionar qualquer dos nossos caminhos, e em que ângulo. Porque pode ser necessário apenas uma correção de direção de 1 grau, ou pode ser que haja necessidade de conversão completa de 180 graus. Maior ou menor, qualquer que seja a correção de rumo, ela afetará a sua trajetória e destino final; sua e das pessoas que estão em seu entorno.

No exemplo em tela, quando o salmista transformou seus pensamentos por reconhecer a realidade de seus caminhos ele girou seus pés para as prescrições de Deus, em uma volta completa. O que começou com o pensamento, terminou em ação objetiva. Charles Spurgeon escreveu: "A consideração é o início da conversão: primeiro pensamos e depois nos voltamos". Realmente, um pensamento sério sobre os nossos caminhos pode ser o primeiro degrau da escada que nos levará ao topo. A realidade desse sentir pode ser vista pelas seguintes passagens:

1 Reis 8:46-50 Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, que os leve prisioneiros para a sua terra, distante ou próxima; se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: "Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes"; e se lá eles se voltarem para ti de todo o coração e de toda a sua alma, na terra dos inimigos que os levaram como prisioneiros, e orarem voltados para a terra que deste aos seus antepassados, para a cidade que escolheste e para o templo que construí em honra do teu nome, então, desde os céus, o lugar da tua habitação, ouve a sua oração e a sua súplica, e defende a sua causa. Perdoa o teu povo, que pecou contra ti; perdoa todas as transgressões que cometeram contra ti, e faze com que os seus conquistadores tenham misericórdia deles.

Lamentações 3:40 Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o Senhor.

Ezequiel 18:27-28 Quando um homem mau para de pecar e faz o que é certo e bom, ele salvou a sua vida. Ele compreendeu o que estava fazendo e deixou de pecar; por isso, é certo que ele não vai morrer, mas continuará a viver.

Deus tem perdão e cura para todos aqueles que pensam em seus caminhos e assim se desviam dos seus pecados e de seu modo errôneo de viver. E quando colocamos os nossos pés na observância das prescrições de Deus estamos nos voltando para o Senhor, porque o Senhor se revela a nós nesses testemunhos e nos relaciona com eles.

Porém, ressalta-se que não basta apenas ouvir sobre as prescrições de Deus, ou pensar sobre elas, ou falar sobre elas; é preciso colocá-las em prática em seu caminhar. Como às vezes é dito, devemos caminhar pelo Caminho. O apóstolo João escreveu: “Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou” (1 João 2:6).

Um exemplo perfeito de quem pensou em seus caminhos e então fez o giro completo de seus pés em 180 graus, uma conversão na direção certa, é o filho pródigo.

Lucas 15:17-20 Caindo em si, ele pensou: “Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome! Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores.’” Então saiu dali e voltou para a casa do pai.

Curial que quando o filho pródigo "caiu em si", ele estava pensando em seus caminhos. Ele considerou a direção que sua vida havia tomado e o que isso estava custando a ele, com pensamentos do tipo: se eu ficar aqui, eu vou perecer; se eu for para frente, eu vou perecer; se eu voltar para casa de meu Pai, eu posso ter uma chance. E então a resolução foi tomada; voltar para a casa de seu pai: "Eu irei para a casa de meu pai e lutarei, não importam quais sejam as oposições, dificuldades, desânimos e, especialmente, o preço que terei que pagar".

Como relata essa história, ao retornar ao pai ele recebeu pronto perdão e restauração. Este é um exemplo vivo para que os filhos de Deus que se desviaram pensem nos seus caminhos, e se reaproximem, e voltem para a casa do Pai.

É preciso cair em si mesmo

É significativo que para vir ao Senhor precisamos primeiramente chegarmos até nós mesmos; é preciso cair em si mesmo. Algumas perguntas podem ajudar-nos nessa reflexão: O que eu sou? Onde estou? Onde estive? O que eu tenho feito de minha vida? Que perspectiva há para a minha felicidade nessa trajetória? Por que esse vazio dentro de mim? Por que esse medo do futuro?

É preciso dar um tempo e se afastar da pressa da vida e pensar em seus caminhos. Minha sugestão é que você corra o mais rápido que puder e venha para si mesmo. Reflita sobre a sua vida e a direção de seu caminho e depois, volte-se para as prescrições dos Senhor. Elas estão lá, onde sempre estiveram, na Bíblia, aptas para guiá-lo no caminho certo.

Quando você veio para Cristo isso não aconteceu como resultado de fazer um inventário de algo em você e em sua vida? Por certo, você refletiu sobre os seus caminhos e voltou-se para o Senhor. E agora? Há alguma indicação de que você caiu o de que está seguindo o caminho errado? Você está andando com pessoas erradas? Quem são seus amigos e companheiros? O que eles comem? O que eles bebem? Sobre o que eles falam? O que eles veem? Qual o futuro deles? 

Se você perceber que caiu, ou que está andando na direção errada, ou na companhia de pessoas erradas, a atitude correta é levantar-se ou mudar de direção.

Ageu 1:5-7 Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada". Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram!

Por fim, pense em seus caminhos e gire seus pés para as prescrições de Deus. Para sua alegre surpresa você vai constatar que todos os obstáculos foram removidos; que o caminho está marcado com o sangue do Salvador; e que o seu retorno é recebido por um Pai sorridente.

No entanto, não pense que alguns poucos pensamentos ou resoluções transitórias afetarão essa virada de coração para Deus. Uma pessoa pode, com sinceridade, manter uma luta infrutífera por muitos e muitos anos; sincero, porém, equivocado. No entanto, o simples ato de considerar os seus caminhos o levará de volta ao poder e ao amor de Jesus.

Você está pensando em seus caminhos? Há necessidade de correção do rumo de seus passos?

Gostaria de saber o que você pensou a esse respeito e como foi o seu exercício prático. Não hesite em falar comigo.

Flauzilino Araújo dos Santos
flauzilino@gmail.com

*Escrito no Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo (SP), Bloco “A”, Ap. 1077, de 28/11 à 1º/12/2017.

Dr. Flauzilino Araújo dos Santos

  1. Balbino disse:

    A verdade de Deus, consta na Biblia.
    Porque entao erro tanto, consequentemente, sofro?
    Graças a Deus, por sua.misericórdia !
    Palavra de ensino, poderosa.
    Vou ajusta alguns graus hoje . .Certamente fara grande diferença la na frente, no final dessa linha (invisivel) da perpesctiva.

  2. Caro Balbino: As misericórdias do Senhor são renováveis, ilimitadas e disponíveis. Por mais que erremos, primeiro, é importante saber que Ele “Não nos trata segundo os nossos pecados nem nos retribui de acordo com as nossas culpas” (Salmo 103:10). Com efeito, Deus é amor e Ele tem um plano maravilhoso para cada vida. Afinal, Deus nos projetou para dar certo! Ele não erra. Graus ajustados, vá em frente, tendo como alvo Jesus Cristo.

    Meu fraternal abraço,

    Pastor Flauzilino Araújo dos Santos

  3. Katia disse:

    Por mais que eu tente mudar, por mais que a palavra de Deus significa para mim, e com todo sofrimento e dor parece que nunca nada vai melhorar, creio no Salmista e em cada texto bíblico. Porque ser tão difícil colocar a palavra da salvação em meu dia a dia.

    1. Prezada Kátia,

      Acredito que o Espírito Santo está agindo em seu desejo de colocar em prática a Palavra da salvação no seu dia-a-dia. Afinal, “porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13).

      O problema do sofrimento e das dores, sejam elas físicas ou emocionais, decorrem de que este mundo em que vivemos foi afetado negativamente pelos efeitos da pecaminosidade humana. Porém, Jesus, o Filho de Jesus, se manifestou para trazer uma nova esperança para o ser humano.

      Fique tranquila! Tão somente deixe que o Espírito Santo e Palavra de Deus estejam trabalhando em sua vida para o seu aprimoramento espiritual (crescimento).

      Conte com nossas orações.

      Atenciosamente,

      Pr. Flauzilino Araújo dos Santos

  4. Leonilda disse:

    Tá explicado o porquê Deus permitiu a ficar descansando, recebendo cuidados médicos em um hospital. Foi para ter mais tempo escrever essa mensagem tão fantástica! Tudo coopera para o bem daquele que ama a Deus.

    1. Caríssima Irmã Leonilda,

      Realmente. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28).

      E, mesmo quando coisas más acontecem, Deus está operando em todas as coisas, sejam elas boas, ou sejam elas más.

      Obrigado por seu comentário.

      No amor de Cristo,

      Pr. Flauzilino Araújo dos Santos

  5. Elisa Ribeiro disse:

    Caro pastor, gostei muito de seu texto. Nasci em berço evangélico, mas me afastei. Nunca fui para outras religiões, apenas me afastei da igreja. Nunca acertei o rumo da minha vida. Minha mãe partiu para o Senhor há 3 meses. Desde que ela partiu, repensei toda a minha vida. E tudo que quero é me reaproximar de Jesus. Repensei todos os meus caminhos. Sinto-me mais próxima de Deus, mas ainda estou confusa em relação ao rumo que devo tomar daqui adiante (profissionalmente). Isso ainda está muito complicado. Mas estou me reaproximando da Palavra de Deus, mais e mais. Sei que é o único caminho. Mais uma vez, seu texto é excelente.

    1. Por favor, Elisa, faça isso o mais rápido que você puder. Se ainda não o fez, faça agora mesmo. Você pode preencher o nosso formulário e depois encontrar uma Igreja que ame a Palavra e a comunhão, onde você poder congregar. O link para você preencher a sua decisão é: http://assembleia.org.br/jesus/

      Conte com nosso apoio e nossas orações.

      Pastor Flauzilino Araújo dos Santos

      1. Elisa Ribeiro disse:

        Obrigada, pastor. A paz do Senhor.

  6. PAULO HENRIQUE SOUZA disse:

    Olá querido pastor, graça & paz!! Gostei muito do conteúdo, mas como perguntou o que achamos… recomendaria fazer textos mais curtos para podermos ler durante o trabalho. Neste tempos corridos muito texto acaba não sendo lá muito eficiente. Talvez um “Ir direto ao Ponto” seja mais eficaz.

    Com carinho,

    Paulo Henrique
    Servo de Cristo

    1. Obrigado, Paulo Henrique. É que fiquei quatro dias no hospital e aproveitei, que já sou um tanto prolixo, para estender mais ainda. Mas, valeu sua advertência. Vou tentar considerar.

      Ab.

      Flauzilino

  7. Cristiane disse:

    Texto extraordinário e realmente nos faz refletir sobre tantas coisas, principalmente a nossa aproximação às coisas de Deus. Nos dá mais força e ânimo para andar nos caminhos do Senhor, por mais difícil que possa parecer, Ele sempre está ao nosso lado. Que Deus o abençoe !

    1. Obrigado, doutora Cristiane, por sua apreciação. Realmente, há um esforço conjunto divino para que nós sejamos fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder para prosseguirmos em fé e vitória até o final.

      O Senhor te abençoe e te guarde!

      Pastor Flauzilino Araújo dos Santos

  8. Silvia disse:

    Amei as palavras, mas estou tentando muito mudar é algo que é mais forte do que eu, mais amei suas palavras, fico na dúvida porque quanto mais eu oro, mas as coisas dão erradas, eu oro tanto converso tanto com Deus, ja fui envergonhada 2 vezes, mas creio que Deus vai agir a meu favor, vou continuar buscando e crendo que Deus vai mudar a minha vida a minha história, depois desse texto lindo vou buscar mais é mais.

    1. Querida Sílvia,

      Obrigado por sua participação. Deus vai honrar a sua atitude de perseverar crendo e esperando. Eu gostaria de sugerir que você veja uma mensagem que preguei a respeito de coisas que interpretamos como “más”. Veja no seguinte link: http://assembleia.org.br/quando-coisas-mas-acontecem/

      Estaremos orando por você.

      Atenciosamente,

      Pastor Flauzilino Araújo dos Santos

  9. Veronica disse:

    Quero pedir oração para
    Deus unir eu e meu namorado e ter um ano melhor que nós dois consigamos ser mais unido e harmônicos

    1. Querida Verônica,

      Deus tem prazer em ajudar as famílias da terra. Estude a Palavra de Deus com seu namorado e encontrem os recursos divinos para construir um lar feliz.

      Ab.

      Flauzilino

    2. angela disse:

      Pastor, muito bom este texto. Preciso orar mas. Ando muito distante de Deus. Minha vida estacionou, nada mudou.

      1. Querida Ângela,

        Bom dia.

        Deixa Cristo assumir o “piloto” de sua vida. Você verá grandes coisas acontecerem. Deus vai abrir neste novo ano grandes oportunidades para você e você precisa estar preparada para assumi-las. Estaremos orando por você.

        Atenciosamente,

        Pastor Flauzilino Araújo dos Santos

  10. Tatiane Elisabete de Souza Alves disse:

    Mensagem muita linda , inclusive tem tudo haver com o momento que eu to vivendo agora ! Feliz Natal e Prospero Ano Novo

    1. Obrigado Tatiane. Votos e orações de um Novo Ano Abençoado para você e sua família. Pastor Flauzilino

  11. Angelo disse:

    Texto muito lindo, que nos faz refletir sobre nossas escolhas e rumos, Deus o abençoe sempre pastor….

    1. Sim, Camila, Jesus liberta. Acerte o seu caminhar com Cristo e será o começo de uma grande transformação em sua família. Combinado?

      Ab.

      Pastor Flauzilino Araújo dos Santos

  12. Camila Ribeiro cantagalo disse:

    Pesso oração pro meu companheiro Romário Alencar ele está com um problema na perna esquerda e está atrapalhando no trabalho. Pesso também que ir por libertação ele não consegue sair do vício das drogas e do álcool. Preciso de uma porta de emprego pra mim sou Camila Cantagalo e que orem pelo meu filho Heitor Ribeiro de Souza. Já agradecida pelas orações. Amém

  13. Camila Ribeiro cantagalo disse:

    Precisamos mais aproximar de Deus. Talvez muitas das coisa nos acontece é por causa do afastamento do senhor é por ignorar o que o senhor tem nos ensinado.estou afastada do evangelho talvez tudo o que eu estou passando seja esse o motivo. Jesus está a nossa espera e precisamos voltar para Cristo.muito bom o texto pastor

    1. Sim, Camila, claro. Aproximemo-nos o mais próximo possível, do Senhor. Faça isso o mais rápido possível, também. Não fique do Senhor. Ele é nosso escudo e protetor. Longe do Senhor estamos vulneráveis aos ataques do mundo e do inimigo. Caso queira uma palavra particularmente escreva-me (flauzilino@assembleia.org.br).

      Não olha no retrovisor; olhe para o futuro!

      Que o Senhor abençoe você e toda a sua casa.

      Atenciosamente,

      Pastor Flauzilino Araújo dos Santos

  14. Pr. Guedes disse:

    Caro Pr. Flauzilino, a Paz do Senhor.

    Muito bom texto. Se os homens parassem para refletir sobre o significado e a brevidade da vida, pensariam com mais sobriedade, agiriam com mais sabedoria, teriam mais discernimento para tomarem decisões importantes e praticariam mais o bem, obtendo, assim, melhores resultados na vida comum e na prática do Reino de Deus.

    Deus abençoe o senhor e a sua casa, a sua família.

    1. Obrigado, Pastor Guedes, por sua apreciação. Realmente, só damos conta dessa brevidade quando já estamos perto de desembarcar no ponto final.

      Ab. e votos e orações de um Novo Ano Abençoado para você, família e Igreja.

      Flauzilino

  15. raimunda silva disse:

    amei o testo gosto de tudo que tirado da palavra de deus peço oraçao por mim que sofro os ataque do inimigo estou emferma no pude ir para o culto tenho o sonho de servir a deu em espirito em verdade mas so deus sabe como tem cido dificil emfrentado varios problemas so ele para mim livrar e mim audar a andar com ele.amem

    1. Obrigado por sua comunicação. Quero reafirmar a você que o Senhor nos livra de todos os ataques do inimigo. Eu preguei uma série de mensagens com o tema “Vencendo a batalha espiritual” e gostaria de sugerir que você veja essas mensagens. O link para acesso é: http://assembleia.org.br/serie/?nome=vencendo-a-batalha-espiritual. Deus tem um novo momento para sua vida! Fraternalmente em Cristo, Pastor Flauzilino Araújo dos Santos.

  16. Alessandra disse:

    A Paz do Senhor.

    Palavra abençoada e poderosa para nossos dias de hoje – diria mais – foi a “pitada de sal” ideal para término deste ano 2017. Creio que não só para mim, mas para muitas pessoas este ano foi difícil. Mais uma vez, tenho plena convicção no Amor infinito de Deus e no seu cuidado para conosco – Deus é perfeito e poderoso.
    Aprendi que as pessoas só podem oferecer o que elas tem de melhor.
    E colhemos exatamente o que plantamos.

    Feliz 2018 para todas as famílias e que DEUS abençoe todos nós!!!

    1. Querida Alessandra,

      Realmente, vivemos dias difíceis. Temos que enfrentar o binômio alegrias/tristezas. Temos, no entanto, linha direta com o Trono do Pai, como escreveu o salmista no Salmo 142:2 (BV) Abro o meu coração e conto a Ele tudo que me deixa triste e preocupado. Ainda hoje muitos servos e servas de Deus passam pelo vale da sombra da morte, mas podemos afirmar: Tu estás comigo! Isso faz toda a diferença. Feliz 2018 para você e sua família. Atenciosamente, Pastor Flauzilino Araújo dos Santos.

  17. Sergio Gonçalves Torres disse:

    Só agora li esta linda e proveitosa mensagem.
    Como disse Irmã Leonilda, Deus o usou, querido Pastor Flauzilino. Permitiu sua estada no hospital e derramou do seu Espirito Santo para uma tão linda e proveitosa mensagem.
    Realmente todos nós devemos estar sempre pensando e repensando em nossos caminhos. Sempre iremos encontrar como melhorarmos ou ajudarmos ao próximo. Deus o abençoe e guarde. Como disse Pr. Guedes o texto é muito proveitoso e todos podemos tirar lições. Em nome de Jesus-Amem.

    1. Obrigado, Sérgio, por sua amizade e palavras. Você e a Eunice têm sido inspiração para muitos de nós. Que o Senhor Jesus continue abençoando e guiando os passos e as palavras de vocês. Meu fraternal abraço, Flauzilino.

  18. JUSSARA MARIA DA SILVA COSTA disse:

    verdade ,as vezes tem pessoas que nos faz bem, ficarmos proximas outras nos sugam.

  19. Prezada Jussara,

    Realmente. No entanto, o Espírito Santo nos dá discernimento para detectarmos umas e outras.

    Sugiro que você veja neste site a mensagem “Três passos para desintoxicação da alma” em http://assembleia.org.br/tres-passos-para-desintoxicacao-da-alma/

    Cordialmente em Cristo,

    Pastor Flauzilino Araújo dos Santos

  20. Clarire disse:

    Pessoas não se afastem de Deus e sigam os passos dele e seus ensinamentos, não espere cometer grandes pecados para voltar até ele, e se já cometeu se arrependa de todo o coração e ajude outras pessoas nessa difícil missão.
    Hoje estou sofrendo muito e as consequências do meu erro tem sido devastadoras ha tempos venho orando e pedindo a Deus pela minha causa mais parece que o meu problema não será resolvido e já não sei o que fazer pois tudo que faço parece piorar a situação. Por meu erro estou perdendo uma pessoa maravilhosa na minha vida e tudo que que eu gostaria era que as coisas não tivessem acontecido, isso por mal influencia e falta da pratica dos ensinamentos de Deus na minha vida, agora já não sei o que fazer para reparar meu erro e reconstruir o meu relacionamento.
    Tenho orado e pedido muito por isso porém parece que está ainda mais difícil, tudo que eu faço parece piorar a situação.
    Não consigo tomar inciativa nenhuma na minha vida por medo de piorar a situação pois tudo que tenho feito parece ter piorado as coisas.

    1. Querida Amiga Maria,

      O ponto principal é que “para Deus não há impossibilidades”. Deus pode (e quer) transformar essa situação adversa em algo maravilhoso para a sua vida – o seu presente e o seu futuro. Procure ouvir a voz de Deus para você identificar o que fazer, como fazer e, quando fazer. Sim, insisto, procure ouvir a voz de Deus. Você não ficar confusa sobre o seu modo de agir. Por aqui, nós estaremos orando por você. Mande notícias!

      Pastor Flauzilino Araújo dos Santos

Deixe uma resposta

Inscreva-se em nossa newsletter