24 maio, 2011

A verdade sobre o arrebatamento

Uma pesquisa recente da revista U.S. News & World Report descobriu que 61 por cento dos americanos acreditam que Jesus Cristo vai voltar à terra, e 44 por cento acreditam no Arrebatamento da Igreja.[1] O que é o Arrebatamento? Com tamanha certeza popular, por que há tanta confusão interpretativa a respeito desses acontecimentos? A doutrina do Arrebatamento pré-tribulacional é um ensino bíblico importante não apenas por oferecer percepções interessantes sobre o futuro, mas também porque oferece aos crentes motivação para a vida contemporânea.

O Arrebatamento pré-tribulacional ensina que, antes do período de sete anos conhecido como Tribulação, todos os membros do corpo de Cristo (tanto os vivos quanto os mortos) serão arrebatados nos ares para o encontro com Jesus Cristo e depois serão levados ao céu.

O ensino do Arrebatamento é mais claramente apresentado em 1 Tessalonicenses 4.13-18. Nessa passagem Paulo informa seus leitores de que os crentes que estiverem vivos por ocasião do Arrebatamento serão reunidos aos que morreram em Cristo antes deles. No versículo 17 a palavra “arrebatados” traduz a palavra grega harpazo, que significa “dominar por meio de força” ou “capturar”. Essa palavra é usada 14 vezes no Novo Testamento Grego de várias maneiras diferentes.

Ocasionalmente o Novo Testamento usa harpazo com o sentido de “roubar”, “arrastar” ou “carregar para longe” (Mateus 12.29; João 10.12). Também pode ser usada com o sentido de “levar embora com uso de força” (João 6.15; 10.28-29; Atos 23.10; Judas 23). No entanto, para nossos propósitos, um terceiro uso é mais significativo. Diz respeito ao Espírito Santo levando alguém de um lugar para outro. Encontramos esse uso em quatro ocorrências (Atos 8.39; 2 Coríntios 12.2, 4; 1 Tessalonicenses 4.17; Apocalipse 12.5).[2]

Esse último uso é ilustrado em Atos 8.39, quando Filipe, ao completar o batismo do oficial etíope, é “arrebatado” e divinamente transportado do deserto até a cidade costeira de Azoto. De modo semelhante, a Igreja será, num momento, levada da terra ao céu. Não deve-se estranhar, portanto, que um autor contemporâneo tenha chamado esse evento peculiar de “O Grande Seqüestro”.[...]

Por que a doutrina da iminência é significativa para o Arrebatamento?

O ensino neo-testamentário de que Cristo poderia voltar a qualquer momento e arrebatar a Sua Igreja sem sinais ou advertências prévios (i.e. iminência) é um argumento tão poderoso em favor do pré-tribulacionismo que se tornou uma das doutrinas mais ferozmente atacadas pelos oponentes da posição pré-tribulacionista. Eles percebem que, se o Novo Testamento de fato ensinar a iminência, um arrebatametno pré-tribulacional estará praticamente assegurado.

Definição de Iminência

Qual é a definição bíblica de iminência? O Dr. Renald Showers define e descreve iminência da seguinte maneira:

1) Um acontecimento iminente é aquele que está sempre “pairando acima de alguém, constantemente prestes a vir sobre ou a alcançar alguém; próximo quanto à sua ocorrência” (The Oxford English Dictionary, 1901, V. 66). Assim, a iminência traz consigo o sentido de que algo pode acontecer a qualquer momento. Outras coisas podemacontecer antes do evento iminente, mas nada precisa acontecer antes que ele aconteça. Se alguma coisa precisa acontecer antes de determinado evento ocorrer, tal evento não é iminente. Em outras palavras, a necessidade de que algo ocorra antes destrói o conceito de iminência.

2) Uma vez que é impossível saber exatamente quando ocorrerá um evento iminente, não se pode contar com a passagem de determinado período de tempo antes que tal evento iminente ocorra. À luz disso, é preciso estar sempre preparado para que ele aconteça a qualquer momento.

3) Não se pode legitimamente estabelecer direta ou implicitamente uma data para sua ocorrência. Assim que alguém marca uma data para um evento iminente, destrói o conceito de iminência, porque ao fazer isso afirma que um determinado intervalo de tempo deve transcorrer antes que tal evento ocorra. Uma data específica para um evento é contrária ao conceito de que tal evento possa ocorrer a qualquer momento.

4) É impossível dizer legitimamente que um evento iminente vai acontecer em breve. A expressão “em breve” implica que tal evento precisa ocorrer “dentro de um tempo pequeno (depois de um ponto específico designado ou implícito)”. Em termos de contraste, um evento iminente pode ocorrer dentro de um pequeno intervalo de tempo, mas não precisa fazê-lo para ser iminente. Espero que você perceba, agora, que “iminente” não é igual a “em breve”.[3]

O fato de que Jesus Cristo pode voltar a qualquer momento, mesmo que não necessariamente em breve, e sem a necessidade de qualquer sinal anterior à Sua vinda, requer o tipo de iminência ensinado pela posição pré-tribulacionista e é um forte apoio ao pré-tribulacionismo.

Que passagens do Novo Testamento ensinam essa verdade? Os versículos que afirmam a volta de Cristo a qualquer momento, sem aviso prévio, e aqueles que instruem os crentes a esperar e aguardar a vinda do Senhor ensinam a doutrina da iminência.

Observem-se as seguintes passagens do Novo Testamento:

1 Coríntios 1.7“…aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo”.

1 Coríntios 16.22“Maranata!”

Filipenses 3.20“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”.

Filipenses 4.5“Perto está o Senhor”.

1 Tessalonicenses 1.10“e para aguardardes dos céus o Seu Filho…”.

1 Tessalonicenses 4.15-18“Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”.

1 Tessalonicenses 5.6“Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios”.

1 Timóteo 6.14“que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Tito 2.13“aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”.

Hebreus 9.28“assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação”.

Tiago 5.7-9“Sede, pois, irmãos, pacientes, até a vinda do Senhor… pois a vinda do Senhor está próxima… Eis que o Juiz está às portas”.

1 Pedro 1.13“Por isso,… sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo”.

Judas 21“guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna”.

Apocalipse 3.11; 22.7, 12, 20“Eis que venho sem demora!”

• Apocalipse 22.17, 20“O Espírito e a Noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem.

Aquele que dá testemunho destas cousas diz: Certamente venho sem demora. Amém. Vem, Senhor Jesus!”

Ao considerarmos as passagens mencionadas acima, observamos que Cristo pode voltar a qualquer momento, que o Arrebatamento é de fato iminente. Somente o pré-tribulacionismo pode dar um sentido pleno, literal, a tal acontecimento iminente. Outras posições sobre o Arrebatamento precisam redefinir iminência de maneira mais elástica do que indica o Novo Testamento. O Dr. John Walvoord declara: “A exortação a que aguardemos a ‘manifestação da glória’ de Cristo para os Seus (Tito 2.13) perde seu significado se a Tribulação tiver que ocorrer antes. Fosse esse o caso, os crentes deveriam observar os sinais.”[4] Se a posição pré-tribulacionista sobre a iminência não for aceita, então haverá sentido em procurar identificar os eventos relacionados à Tribulação (i.e., o Anticristo, as duas testemunhas, etc.) e não em esperar o próprio Cristo. O Novo Testamento, todavia, como demonstrado acima, uniformemente instrui a Igreja a olhar para a volta de Cristo, ao passo que os santos da Tribulação são exortados a observar os sinais.

A exortação neo-testamentária a que nos consolemos mutuamente pela volta de Cristo (João 14.1; 1 Tessalonicenses 4.18) não mais teria sentido se os crentes tivessem, primeiro, que passar por qualquer porção da Tribulação. Em vez disso, o consolo teria que esperar a passagem pelos eventos da Tribulação. Não! A Igreja recebeu uma “bendita esperança”, em parte porque a volta do Senhor é, de fato, iminente.

A Igreja primitiva tinha uma saudação especial que os crentes só usavam entre si, conforme registrado em 1 Coríntios 16.22: a palavra “Maranata!” Esta palavra é constituída de três termos aramaicos: Mar (“Senhor”), ana (“nosso”), e tha (“vem”), significando, assim, “Vem, nosso Senhor!” Como outras passagens do Novo Testamento, “Maranata” só faz sentido se uma vinda iminente, ou seja, a qualquer momento, for pressuposta. Isso também serve de apoio à posição pré-tribulacionista.

Não foi à toa que os antigos cristãos cunharam essa saudação peculiar que reflete uma ansiosa expectativa pelo cumprimento dessa bendita esperança como uma presença real em suas vidas cotidianas. A vida da Igreja em nossos dias só teria a melhorar se “Maranata” voltasse a ser uma saudação sincera nos lábios de crentes que vivem com esta expectativa. Maranata! (Thomas Ice eTimothy Demyhttp://www.chamada.com.br)

  1. Jeffrey L. Sheler, “The Christmas Covenant”. U.S. News & World Report, 19 de dezembro de 1994, pp. 62, 64.
  2. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, “harpazo”, editado por Colin Brown. Vida Nova, São Paulo, 1982. Volume 1, p. 239-243.
  3. Ibid., pp. 127-128.
  4. Walvoord, The Rapture Question, p. 273.

Extraído do livro A Verdade Sobre O Arrebatamento.





Deixe uma resposta

Conectar usando: Ou use seu Login deste site.


6 pessoas acompanhando

  1. Ailton Silva

    A doutrina do arrebatamento secreto da igreja não é bíblica. Uma doutrina bíblica não pode embasada em poucos textos. Toda a Escritura está repleta de passagens que explicam a volta de Jesus, e para compreender como será este evento maravilhoso, devemos estudá-la “…um pouco aqui, um pouco ali.” (Isaias 28:10), “conferindo uma coisa com a outra…” (Eclesiastes 7:27), ou seja, “…conferindo coisas espirituais com espirituais” (I Coríntios 2:14), seguindo o modelo de Jesus de explicação das Escrituras (ver Lucas 24:27).

    • rita

      Concordo com vc Ailton, a volta de Jesus não tem nada de secreto.JESUS VIRÁ oa som de trombeta e todo o olho verá,o que tem de secreto nisso?Vamos estudar mais a palavra de Deus.

  2. antonio pereira franco

    ho aleluia tenho certeza que em breve jesus vai volta porque assim nos prometeu, e se eu for voltaree e levarei para onde eu estiver esta voz tambem, p/ nos temos de ir na 5º prombeta ho aleluia vamos morrar com jesus nas mançoes celestias eu creio nisto

  3. Pb AUGUSTO

    MARANATA! VEM SENHOR JESUS E A TUA IGREJA TE ESPERA ALELUIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PRESBITERO AUGUSTO
    AD. MINISTÉRIO MONTE HERMON SÃO GONÇALO RJ

  4. Wilson Santos

    faço das palavras da irmâ Flavia as minhas tambem, porque chega de mentiras e pregação de palavras persuasivas, que mais ilude do que salva, Jesus está voltando e ai daqueles que camuflam a palavra do Senhor, usam a palavra para o seu bel prazer, e se esquecem que o Senhor um dia sera Juiz, Hoje ele está advogando, mas em breve julgará todo aquele que fez como as virgens loucas, é iminente que a volta de Cristo está proxima, mas do que agente possa imaginar aleluiasss….gloriasss a Deus para todo o sempre Amem…!! a Ele a Gloria, a Honrra, e o poder para todo o sempre….!!!

  5. Cidinha Conceição

    a bíblia fala que seremos arrebatados,muito bem! qual o comentário dos pastores conhecedores da palavra sobre onde iremos morar,no céu ou na nova terra,se na terra que terra é essa,pois em apocalipse diz;E vi um novo céu, e uma nova terra. . (Ap 21:1)

    E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. (Ap 21:23)

    E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. (Ap 22:5)os testemunha de Jeová tem Razão?

  6. maria

    foi a melhor decisao da minha vida a melhor e maior atitude que tomei e realmente me arrependi de nao ter aceitado antes tenho 37 anos e graças a Deus em março fara 12 anos que Jesus me domina.Tenho dois filhos que sao uma bençao e um velho cheroso que Deus me deu estou muito feliz.

  7. JOSE DOS SANTOS CANDIDO

    Irmãos, a pouco tempo aceitei Jesus como meu salvador, o que me incomoda um pouco é não conseguir reconhecer o falso do verdadeiro. Falo isso a respeito de Pastores que muita das vezes abusam ao pedir ofertas, tenho ceerteza da necessidade de dizimarmos e fazermos nossas ofertas, mas penso que igrejas não necessitam de dinheiro em poupança e grandessíssimos templos, pois qualquer canto em que dois estiverem falando sobre Deus, alí ele está presente. Com relação ao arrebatamento, não posso falar nada ainda, pois não me sinto satisfatoriamente conhecedor da palavra de Deus, mas me esforçarei paa aprender, em nome de JESUS DE NAZARÉ.
    maranata

    • rita

      José,para reconhecer entre o falso e o verdadeiro e só estudar a biblía ,e não ir atrás de ensinos de homens.A biblía é muito clara,as pessoas é que complicam as coisas.Peça orientação a Deus ao estuda-la.

  8. antonio pereira franco

    meus amados irmaos quem ler o que eu escrevi, ta na hora de pedir perdao a todos e manter suas laparinas acesas nunca se falou tanto na volta de jesus como esta se falando, devemos esta preparados nao se sabe a hora

  9. valdomiro

    amados , o amor ta mesmo esfriando nas igrejas, parece que muitos ja estao conformados com este mundo , nem querem falarem mais sobre o arrebatamento da igreja , vivem com um bom emprego , uma vida sem lutas , enfim um apagao espiritual , mais nois que estamos com o coracao sedentos para encontrar com nosso deus so nos resta orar , vigiar e pedir misericordia amemmmmm….

  10. Naélson Ferreira

    Na Paz de Cristo!!! Essa linha de pensamento de que Jesus vem a qualquer momento não é Bíblico, pois O Altíssimo não muda e tudo pra Deus tem o seu tempo determinado, e não a qualquer momento. Gênesis 17/21;18/14;21/2;41/32; Levítico 23/4; Números 9/2,37,13;2/2…..; I Timóteo 6/14,15; Atos 17/26; Apocalipse 11/18… Também não concordo de que não haverá sinais para o Arrebatamento. Por ser o assunto muito extenso veremos alguns detalhes: O Dilúvio: Sinais – A Arca,Os animais e a Chuva; Gênesis 6/14 a 16; 6/19 a 20; 7/2, 3,89,14,16.
    Sodoma e Gomorra – Graves Pecados, Cegueira aos ímpios/incrédulos, enxofre e fogo; Gênesis 18/20;19/4 a10;
    O Translado de Elias – Divisão das águas do Rio Jordão, Visão de Eliseu = Carro de Fogo com Cavalos de Fogo, um Redemoinho; II Reis 2/8,11;
    Sinais do Cristo do Deus vivo, Nosso Salvador: Resposta que o Senhor falou pra João Batista: Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.

    Sempre houve SINAIS… NOTA: Os Sinais da vinda de Jesus (Epifania), não são os sinais para o Arrebatamento dos Salvos e inimputáveis (HARPAZO), não devemos confundir…pois terremotos, nação contra nação, reino contra reino…são sinais para a vinda e não o Arrebatamento. Um dos Sinais do Arrebatamento é sobre o Templo dos Judeus, o Altar dos sacrifícios, para começar a 70º semana profética….a Novilha ruiva……não tem como confundir. pois lá em Coríntios fala sobre a Última Trombeta, I Coríntios 15/51,52, que é tocada para Israel e não para a Igreja…tenho muito pra falar sobre esses maravilhosos detalhes das Sagradas Escrituras…mas como falei, o assunto é muito extenso…. Maranata!!!

  11. MARCELO QUERINO DOMINGUES

    A IGREJA SERÁ ARREBATADA, ELA SERÁ POUPADA DA GRANDE TRIBULAÇÃO QUE ASSOLARÁ O MUNDO, DEPOIS NÓS VOLTAREMOS AO PLANETA TERRA NO AMARGEDOM E REINAREMOS AQUI NA TERRA POR MIL ANOS E ENTÃO COM UM SOPRO DEUS DESTRUIRÁ O dIABO.E NÓS PASSAREMOS A ETERNIDADE COM DEUS NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

  12. Eliomar Santos

    Já ouvir sobre o arrebatamento. Tenho algumas duvidas: Ele cuminarar com a volta de Cristo? Se é secreto por que em I tessaloniceses 4:15-18 diz que no momento havera anjos,trombetas. Na mesma passagem se entende que cristo aguarda os salvos nas nuves; assim podemos tomar apocalipce:” todo olho o verar.” E quanto ao tempo de tribulação: se somos salvos pela graça, e os da graça já foram arrebatados os restantes serão salvo por que meio?

  13. RENATO

    oi meu nome é RENATO SOU quero deixa essa palavra, toda palavra biblica ja se materializou e vai materializar no presente e no passado e no futuro,na minha vida ,na sua vida ,no planeta,no espaço,no mundo.a biblia e inspirasão de DEUS a Abraão,os profetas,até cristo, de cristo,a João na ilha de patmos. do ESPIRITO a toda carne e se voces que sao tradicionais, pentecostais,judeu,ortodoxo e não tenha fé na biblia não esta agradando a DEUS HEBREUS12;14IPATINGAMG

  14. Luis carlos vieira da costa

    jesus vira sim ,mais temos que conquistar ,dia apos dia ganhando alma alimentando da palavras,orando e vigiando,amando seu proximo,e preocupando com seus irmao na fe ,sendo coluna da casa de deus,nao vivendo placa,mais o verdadeiro senhor jessus? e ter principalmente dominio proprio essencial ,mais queridos irmao ,quando chegamos ,la vai ver que tudo valeu a pena dizer nao para as drogas ,a prostituicao,mentira ,vicios internet,cobisar mulher do proximo,vaidade colorido desse mundo seja sabio,,a eternidade vale a pena ,mais nao deixe chegar sua vez ,para tomar decisao ,ai e muito tarde ,e um grande erro eterno,cada alma tem um grande valor para o criador,medite.amem,amen

  15. HayannaP.B

    Concordo plenamente com os demais , a realidade é nua e crua , vejamos , as igrejas da atualidade estão cada vez mais Frias e indiferentes , já me revoltei muitas vezes com membros da igreja que frequento, Deus revela aos nossos olhos as pessoas , e enchergamos o lado inverso de cada uma delas ,.. muitas usam a casa de Deus para o comércio , outras para divulgar sua empresa seu negócio, outras para falar dos outros e infernizar a vida dos outros ,.. enfimmm são tantas coisas

    Porém não vamos desanimar queridos irmãos , Deus vê todas estas coisas , por um tempo me afastei da casa de Deus me sentindo muiito triste e chatiada com tudo que via , a igreja para muitos se tornou uma rotina monotona , é chegar sentar , escutar e deixar passar .. o amor se esfriou.

  16. rafael

    sou de bragança paulista sao paulo…o meu cometario e que as igrejas pregam muito pracas de igrejas e esquece de jesus ,,prega muito prosperidade e curas e eaquece d fala que nois temos um espirito que nao quer cura e nem prosperidade mais sim jesus,,,vamos para de radicalismo e fala de jesus…vc que procura prosperidade…quando jesus volta vc que prega prosperidade pode fica com as minhas tres casas eos meus dois carros,,,porque eu quero e jesus vou morra no condominio no qual mora la nada menos que pedro isac e jaco e ele que tanto espero ver e abraçaloe dizer pra ele valeu apena ..senhor te segui…….cada dia que se passa vamos para de brinca de ser crente e se converta no caminho do senho..porque ele teama muito…e eu tambem ..sou assembleiano..com orgulho……tenho apenas 15 dias que aceitei ajesus na minha vida,,,,,,,

    • rita

      È Rafael as pessoas querem bençãos materiais,e acham que é somente isto que Deus tem pra dar,Deus vai mais alèm Ele quer transformar a nossa vida espiritual que é o mais importante.A teoria da prosperidade é um engano,ela leva as pessoas a se afastarem mais de Deus é a se acharem autosuficientes,e é isso que o inimigo de Deus quer,manter-nos afastados o mais distante possível de Deus.

  17. flavia janaiana dos santos medeiros

    jesus vira num abrir e fechar de olhos.esta perto . mas que pena tem igrejas que prega mais bencoes pensa so em dinheiro,a pregacao do evangelho ta longe. a volta de jesus nao pregam……como e bom ouvir a palavra, jesus esta voltando o gloriassss cansei de igrejas que pregam rosa, sal,arruda ta amarrado em nome de jesus eles tem que pregar a palavra verdadeira .maranata.maranata amem.

    • rita

      Flávia voce tem razão,esses amuletos são usados para desviar a atençáo das pessoas ao invés de se apegarem nos méritos de Cristo se apegam á coisas que não tem poder nenhum.